segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pessoal do Antagonista, Economista Ricardo Amorim, Senadora Ana Amélia, Álvaro Dias e a quem interessar possa, gostaria de saber: No Brasil com esta Miríades de Corrupções, o Lobby institucionalizado ou promíscuo?

 O início em 1984 com Marco Maciel



ð   Marco Maciel quer debater regulamentação do lobby

 



Agora: "PEC do lobby pode institucionalizar distância entre Congresso e população"
ð   Proposta de Emenda à Constituição 47/2016, apresentada em setembro pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).


ð  Regulamentação de 'lobby' no Brasil: um debate de duas décadas

 No Senado, desde a aprovação do PLS 203/89, que agora tramita na Câmara como PL 6.132/90, houve apenas uma tentativa do então senador Lúcio Alcântara (1995) de regular o assunto, por meio de um projeto de resolução. Ele apresentou sua proposta depois que os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara opinaram que a atividade lobista no Congresso deveria ser regulamentada em resolução interna, e não em um projeto de lei, como pretendia Marco Maciel. O mandato de Alcântara terminou e o projeto foi arquivado.

ð  Nos EUA, CF de 1791:

 Primeira Emenda – tem Lei para lobista: EMENDA I.    

O Congresso não legislará no sentido de estabelecer uma religião, ou proibindo o livre exercício dos cultos; ou cerceando a liberdade de palavra, ou de imprensa, ou o direito do povo de se reunir pacificamente, e de dirigir ao Governo petições para a reparação de seus agravos.



ð  Europa = Cadastro de Transparência de Lobistas:

Registo de Transparência Quem exerce atividades de lobbying nas instituições da UE?



ð  Lobistas de Bruxelas pedem mais transparência – Lobista.


ð  29/05/2014Regularização do lobby favoreceu a União Europeia


Por Adriana Moysés


ð  Será que a profissão de lobista deve ser regulamentada?

Ministro da Transparência, Torquato Jardim defende, a regulamentação do lobby no Brasil




China – Cuidado com empresas estrangeiras. Grupos específicos de preferencias nacionais


ð  China Lobby



"China lobby" é uma frase pejorativa aplicada pela primeira vez na década de 1940 a uma coleção disparatada de chineses e americanos que tentaram influenciar o povo eo governo dos Estados Unidos em nome do regime nacionalista de Chiang Kai-shek (Jiang Jie-shi; ) E em oposição aos comunistas chineses. 


ð  "PEC do lobby pode institucionalizar distância entre Congresso e população"
Proposta de Emenda à Constituição 47/2016, apresentada em setembro pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).


Considero que ela tem um nível baixo de regulamentação, coloca poucos constrangimentos à atividade do lobby, ao contrário de outras propostas anteriores. Até 2015, tramitaram 17 propostas sobre o lobby no Congresso, com maior ou menor regulamentação. Ao ler a PEC 47/2016, dois elementos chamam a atenção. O primeiro é que se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), sendo que todas as outras propostas tramitaram como Projetos de Lei ou Projetos de Resolução.
O outro elemento que chama a atenção é a PEC não citar os demais projetos, nem na justificativa e nem no texto da proposta. Ou seja, não cita o debate sobre a regulamentação do lobby que já tem sido realizado no Brasil por outros projetos. O que consigo observar nessa PEC, portanto, é uma regulamentação muito frouxa da atividade do lobby no Brasil. 
Quais consequências negativas podem ser citadas?

LC: A criação de barreiras de entrada a grupos específicos, com menores recursos, capacidade de organização e de profissionalização das suas atividades. Isso poderia trazer distorções e criar maior desigualdade na representação de interesses. Inclusive, na PEC 47/2016 está em jogo a possibilidade de aproximar ainda mais entidades que já fazem lobby de um Congresso que é muito distanciado dos interesses da população. Digamos que essa proposta pode institucionalizar a distorção da distância entre Congresso e população. Outro ponto negativo a tentativa de regulamentar o lobby sem retomar o debate que já foi feito sobre isso. A PEC pode levar o debate à estaca zero. Ela também dá muita autonomia aos lobistas e prevê poucos mecanismos de controle. 

Marco Maciel quer debater regulamentação do lobby



ð  Regulamentação de 'lobby' no Brasil: um debate de duas décadas


No Senado, desde a aprovação do PLS 203/89, que agora tramita na Câmara como PL 6.132/90, houve apenas uma tentativa do então senador Lúcio Alcântara (1995) de regular o assunto, por meio de um projeto de resolução. Ele apresentou sua proposta depois que os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara opinaram que a atividade lobista no Congresso deveria ser regulamentada em resolução interna, e não em um projeto de lei, como pretendia Marco Maciel. O mandato de Alcântara terminou e o projeto foi arquivado.

ð  Lobby, crime ou negócio?

Operações como a Lava Jato e a Zelotes trouxeram à luz o submundo dos lobistas. Agora, um projeto de lei no congresso promete regulamentar a profissão, que é muito respeitada no exterior. Entenda o que pode mudar e saiba quem influencia políticos em nome de grandes empresas.



Cristina Benevides
Salvador (BA), 19.12.2016



Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube