segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

AS PERSPECTIVAS DE NIETZSCHE

CRISTANDADE • Origem do Cristianismo • Natureza do cristianismo • O destino do cristianismo ________________________________________ Origem do Cristianismo ________________________________________ Cristianismo como antiguidade. - Quando ouvimos os sinos antigos rosnando em uma manhã de domingo nos perguntamos: Será que é realmente possível! Isso, para um judeu, crucificado há dois mil anos, que disse que ele era o filho de Deus? A prova de tal afirmação está faltando.Certamente, a religião cristã é uma antiguidade projetada em nossos tempos da pré-história remota, eo fato de que o pedido se acredita -, enquanto uma outra é tão rigoroso em examinar pretensões - é talvez a peça mais antiga deste património. Um deus que gera filhos com uma mulher mortal, um sábio que convida os homens trabalham mais, têm tribunais não mais, mas olhar para os sinais do fim iminente do mundo, uma justiça que aceita o inocente como um sacrifício vicário, alguém que ordens de seus discípulos para beber seu sangue; orações para intervenções miraculosas; pecados cometidos contra um deus, expiou por um deus; medo de um para além de que a morte é o portal, a forma da cruz como um símbolo de um tempo que já não sabe a função e ignomínia da cruz - como ghoulishly tudo isso nos toca, como se do túmulo de um passado primitivo! Pode-se acreditar que essas coisas ainda se acredita? de Nietzsche Humano, demasiado humano, s.405, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ O cristianismo foi desde o início, essencial e fundamentalmente, náuseas vida e desgosto com a vida, apenas oculta por trás, mascarada por, vestiu-se como, a fé em "outro" ou "melhor" a vida. de Nietzsche O Nascimento da Tragédia, p.23, Walter Kaufmann transl. ________________________________________ Mudança de Elenco. - Assim como uma religião passa a dominar tem como seus adversários todos aqueles que teriam sido os seus primeiros discípulos. de Nietzsche Humano, demasiado humano, s.118, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Alunos cegos. - Enquanto um homem sabe muito bem a força e as fraquezas de seu ensino, sua arte, sua religião, seu poder ainda é pequena. O aluno e apóstolo que, cego pela autoridade do mestre e pela piedade que ele sente em relação a ele, não presta atenção para as deficiências de um ensinamento, uma religião, e logo tem geralmente por isso mais poder do que o mestre. A influência de um homem nunca cresceu ainda grande sem seus alunos cegos. Para ajudar a uma percepção de alcançar a vitória, muitas vezes significa apenas para uni-la com a estupidez tão intimamente que o peso deste último também reforça a vitória do primeiro. de Nietzsche Humano, demasiado humano, S.122, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Falando em uma parábola -. Uma Cristo Jesus só foi possível em uma paisagem judaica - Quero dizer uma sobre a qual a nuvem de trovão sombrio e sublime do Senhor irado foi meditando continuamente. Só aqui foi o piercing rara e súbita do horrível e perpétua geral de dia e noite por um único raio de sol vivida como se fosse um milagre de "amor" e do raio de imerecido "graça".Só aqui é que Jesus poderia sonhar com seu arco-íris e sua escada para o céu em que Deus desceu para o homem. Tempo em qualquer outro lugar bom e sol foram considerados a regra e ocorrências diárias. de Nietzsche A Gaia Ciência, s.137, Walter Kaufmann transl ________________________________________ . O primeiro cristão Todo o mundo ainda acredita na autoria do "Espírito Santo", ou seja, pelo menos, continua a ser afectado por esta crença: quando um abre a uma Bíblia faz isso para ... "edificação". Que também conta a história de um dos mais ambiciosos e intrusivos de almas, de uma cabeça tão supersticioso como era astuto, a história do apóstolo Paulo - quem sabe isso, exceto alguns estudiosos? Sem esta história estranha, no entanto, sem as confusões e as tempestades de uma cabeça, uma alma, não haveria Cristianismo ... Que o navio do cristianismo lançou ao mar uma boa dose de seu lastro judeu, que foi, e foi capaz de ir, entre os pagãos - que foi devido a este homem, muito torturado, muito lamentável homem, muito desagradável, desagradável até para si mesmo. Ele sofria de uma idéia fixa - ou, mais precisamente, a partir de um fixo, sempre presente, nunca pergunta de descanso: o que acontece com a lei judaica? ? e, particularmente, o cumprimento desta lei Em sua juventude, ele havia se queria satisfazê-lo, com uma fome voraz para esta mais alta distinção que os judeus pudessem conceber - este povo que foram movidos maior do que qualquer outro povo pela imaginação do sublime eticamente , eo único que conseguiu criar um Deus santo, juntamente com a idéia de pecado como uma transgressão contra a santidade. Paul tornou-se o defensor fanático deste deus e de sua lei e guardião de sua honra e, ao mesmo tempo, na luta contra o transgressores e céticos, deitado em esperar por eles, tornou-se cada vez mais dura e maldosamente dispostos para eles, e inclinado para as punições extremas. E agora ele descobriu que - de cabeça quente, sensual, melancólico, maligno em seu ódio como ele era - ele era incapaz de cumprir a lei, na verdade, e isso parecia estranho para ele, seu desejo extravagante para dominar provocou-lhe continuamente transgredir a lei, e ele teve de ceder a este espinho. Será que é realmente sua "natureza carnal" que faz com que ele transgredir uma e outra vez? E não ao contrário, como ele mesmo suspeita depois, atrás de si a própria lei, que deve constantemente provar a si mesmo irrealizável e que atrai-lo à transgressão com o charme irresistível? Mas naquela época ele ainda não tem essa saída. Ele tinha muito em sua consciência - ele aponta para assassinato, hostilidade, magia, idolatria, adultério, embriaguez, e prazer em orgias dissoluta - e ... momentos foi quando ele disse a si mesmo: ". Ele é tudo em vão, a tortura da lei não cumprida não pode ser superado" ... A lei foi a cruz para que ele se sentiu pregado: como ele odiava! como ele procurou por alguns meios para aniquilar-lo - para não cumpri-la mais a si mesmo e, finalmente, a economia de pensamento lhe ocorreu, ... "É razoável a perseguir esse Jesus aqui, afinal, é o caminho para sair;! aqui é a vingança perfeita, aqui e em nenhum outro lugar eu tenho e segure ! o aniquilador da lei "... Até então, a morte ignominiosa lhe parecera o principal argumento contra a pretensão messiânica de que a nova doutrina falou: mas e se fosse necessário para se livrar da lei? as tremendas consequências dessa idéia, dessa solução do enigma, girar diante de seus olhos; de um só golpe, ele se torna o homem mais feliz, o destino dos judeus - não, de todos os homens - lhe parece estar ligada a essa idéia, para este segundo de sua iluminação súbita, ele tem o pensamento de pensamentos, a chave de chaves, a luz das luzes, é em torno dele que toda a história deve girar daqui em diante. Pois ele é a partir de agora o professor da aniquilação da lei... Este é o primeiro cristão, o inventor do cristianismo. Até então, havia apenas a alguns sectários judeus. de Nietzsche Daybreak, s.68, Walter Kaufmann transl. ________________________________________ ., O perseguidor de Deus - Paul pensou-se a idéia e Calvin repensou-se, que para a condenação inúmeras pessoas foi decretado desde a eternidade, e que esse plano foi instituído belo mundo para revelar a glória de Deus : o céu eo inferno ea humanidade são, portanto, deveria existir - para satisfazer a vaidade de Deus! Que vaidade cruel e insaciável deve ter queimado na alma do homem que pensei que este primeiro, ou segundo. Paulo permaneceu Saul depois de tudo - o perseguidor de Deus. de Nietzsche O Andarilho e sua Sombra, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Natureza do cristianismo ________________________________________ O cristão todos os dias. - Se os dogmas cristãos de um Deus vingativo , pecaminosidade universal, eleição pela graça divina e do perigo da condenação eterna fosse verdade, seria um sinal de mente fraca e falta de caráter não se tornar padre, apóstolo ou eremita e, com temor e tremor, para trabalhar exclusivamente com uma própria salvação, seria insensato a perder de vista as vantagens eterna por causa do conforto temporal. Se pode-se supor que essas coisas são pelo menos acreditava verdade, então o cristão diário corta uma figura miserável, ele é um homem que realmente não pode contar até três, e que justamente por conta de sua imbecilidade espiritual não merecem ser punidos de modo duramente o cristianismo promete puni-lo. de Nietzsche Humano, demasiado humano, s.116, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ O que um intelecto bruto é bom para. - A igreja cristã é uma enciclopédia de cultos pré-históricos e concepções da origem mais diversificada, e é por isso que é tão capaz de proselitismo: ele sempre poderia, e ainda pode ir para onde lhe agrada e sempre achei, e sempre encontra algo semelhante a si mesmo para que ele possa se adaptar e, gradualmente, impor-lhe um significado cristão . Não é o que é cristã na mesma, mas o personagem pagão universal de seus usos , o que tem favorecido a propagação desta religião mundial; suas idéias, enraizadas em ambos os judeus e os mundos Helénica, tem desde o primeiro conhecido como levantar se acima de sutilezas nacionais e raciais e exclusividade como se estes eram apenas preconceitos. Pode-se admirar este poder de causar os elementos mais diversos a se unir, mas não se deve esquecer a qualidade desprezível que adere a este poder: a crueza surpreendente e auto satisfiedness do intelecto da igreja durante o tempo que estava em processo de formação, que lhe permitiu aceitar qualquer alimento e para digerir opostos como seixos. de Nietzsche Alvorada , s. 70, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ O desesperado. - Cristianismo possui o instinto de caçadores por todos aqueles que podem, de uma maneira ou de outra, ser levado ao desespero - dos quais apenas uma parte da humanidade é capaz. Ele está constantemente em sua pista, ele encontra-se em esperar por eles. Pascal tentou a experiência de ver se, com a ajuda dos conhecimentos mais incisiva, todos não poderia ser levado ao desespero: o experimento fracassou, para seu desespero dupla. de Nietzsche Alvorada , s. 64, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ O cristão compassivo. - O reverso da compaixão cristã para o sofrimento do próximo, é uma profunda desconfiança de toda a alegria do próximo, de sua alegria em tudo o que ele quer fazer e pode. de Nietzsche Alvorada , s. 80, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Dúvida como pecado. - Cristianismo fez o possível para fechar o círculo e declarados até duvidar de ser pecado . Um é suposto ser lançado na crença sem razão, por um milagre, ea partir de então a nadar como os mais brilhantes e menos ambígua de elementos: mesmo um olhar para a terra, mesmo o pensamento de que talvez exista uma outra coisa como bem como a natação, mesmo impulso a menor de nossa anfíbio natureza é pecado! E perceber que tudo isso significa que a base de crença e toda a reflexão sobre a sua origem, também não como pecador. O que se quer são cegueira e intoxicação e uma música eterna, sobre as ondas em que a razão se afogou. de Nietzsche Alvorada , s. 89, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Outros medos, outros títulos. - Cristianismo tinha trazido para a vida de uma grande novidade e ilimitado periculosidade , e títulos com isso muito novas, prazeres, recreações e avaliações de todas as coisas. O nosso século nega periculosidade, e faz isso com uma boa consciência, e ainda continua a arrastar junto com ele os velhos hábitos de Christian segurança, prazer cristão, recreação, avaliação! Ele ainda arrasta-los em seus mais nobres artes e filosofias! Como desgastado e fraco, como insípidas e desajeitado, como arbitrariamente fanático e, acima de tudo, como inseguro tudo isso deve aparecer, agora que a antítese medo a ele, o onipresentemedo do cristão para sua eterna salvação, foi perdida. de Nietzsche Alvorada , s. 57, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ O que nos distingue [cientistas] a partir do piedoso e os crentes não é a qualidade, mas a quantidade de crença e piedade, estamos contentes com menos. Mas se a primeira deve desafiar-nos: então se contentar e parecem estar contente! - Então podemos facilmente responder: "Estamos, de fato, não entre os menos satisfeitos. Você, no entanto, se a sua crença faz bem-aventurados então aparecer para ser abençoado! Seus rostos foram sempre mais perigosos para a sua crença do que nossas objeções tem! Se estas boas novas de sua Bíblia foram escritos em seu rosto, você não precisa insistir tão obstinadamente sobre a autoridade do livro ... Como as coisas estão, no entanto, todas as suas desculpas para o cristianismo têm suas raízes em sua falta de cristianismo, com o seu fundamento de defesa que você inscrever o seu projeto próprio de acusação. de Nietzsche Opiniões sortidas e máximas , s. 98, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ O destino do cristianismo ________________________________________ . Refutação histórica como a refutação definitiva - Em épocas anteriores, procurou-se provar que Deus não existe - hoje um indica como a crença de que há um Deus surgiu e como essa crença adquiriu o seu peso e importância: a prova de que a contra- . que Deus não existe, assim, torna-se supérflua - Quando, em tempos antigos tinham uma refutou as "provas da existência de Deus" apresentada, há sempre permaneceu a dúvida se as provas melhores não pode ser aduzida do que aqueles apenas refutada: naqueles dias fizeram ateus Não sei como fazer uma limpeza. de Nietzsche Alvorada , s. 95, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Mas no final, a pessoa também tem que entender que as necessidades que a religião tem satisfeitos e filosofia agora é suposto para satisfazer não são imutáveis, pois eles podem serenfraquecido e exterminados . Considere, por exemplo, que o sofrimento cristão de espírito que vem de suspirar sobre os depravação interior e cuidados para a salvação aqueles - todos os conceitos originários de nada, mas os erros da razão e merecedores, não satisfação, mas obliteração. de Nietzsche Humano, demasiado humano, s.27, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ . Destino do cristianismo - o cristianismo passou a existir, a fim de aliviar o coração, mas agora ele tem primeiro a sobrecarregar o coração, de modo depois de ser capaz de iluminá-la. Por conseguinte, a perecer. de Nietzsche Humano, demasiado humano, s.119, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ No leito de morte do cristianismo. - As pessoas realmente irrefletidas estão agora interiormente sem o cristianismo, e as pessoas mais moderadas e reflexiva da classe média intelectual agora possuem apenas um adaptado, isto é maravilhosamente simplificado cristianismo. Um deus que em seu amor arranja tudo de uma maneira que no final vai ser o melhor para nós, um Deus que nos dá e nos tira a nossa força e nossa felicidade, de modo que como um todo, tudo é conhecer e se ajustar e não há nenhuma razão para nos tirar a vida, infelizmente, vamos exclamar só contra ela, em demandas de demissão, a curto e modesto elevados ao Supremo - que é a coisa melhor e mais vital que ainda resta de cristianismo. Mas deve-se notar que o cristianismo tem, assim, atravessou para uma suave moralismo : não é tanto "Deus, liberdade e imortalidade" que permaneceram, como benevolência e decência de disposição, ea crença de que em todo o universo benevolência também e decência de disposição prevalecer: é a eutanásia do cristianismo. de Nietzsche Alvorada , s. 92, RJ transl Hollingdale. ________________________________________ Depois de Buda estava morto, sua sombra ainda era mostrado por séculos em uma caverna - uma sombra, um tremendo horrível. Deus está morto, mas dada a forma de homens, ainda pode haver cavernas há milhares de anos em que sua sombra será mostrada. -E nós, que ainda temos que vencer sua sombra, também. de Nietzsche A Gaia Ciência, s.108, Walter Kaufmann transl. http://www.theperspectivesofnietzsche.com/nietzsche/nchrist.html

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