sexta-feira, 9 de março de 2018

O que é mobbing ou assédio psicológico no trabalho?

O que é mobbing? Este conceito, que pode ser traduzido como assédio psicológico ou laboral e não como “assédio moral” (podemos dizer que é imoral em qualquer caso), tem uma base ética essencial que se refere à falta de respeito e consideração do direito à dignidade do trabalhador como um elemento relevante ou substancial da relação de trabalho (Piñuel e Cantero, 2002).
As pessoas ou grupos de pessoas que são vítimas de mobbing sofrem uma violência psicológica injustificada através de atos negativos e hostis, dentro ou fora do trabalho.
O mobbing pode ser praticado pelos próprios colegas (“assédio horizontal”, entre iguais), pelos subalternos (sentido vertical ascendente) ou pelos superiores (sentido vertical descendente), também chamados de chefes.
Os estudos realizados pela Universidade de Alcalá indicam que mais de 16% dos trabalhadores ativos pesquisados, portanto mais de 2,3 milhões de trabalhadores na Espanha, afirmam ter sido submetidos a assédio psicológico ou mobbing no seu trabalho nos últimos 6 meses (Piñuel e Cantero, 2002).
12% dos trabalhadores ativos entrevistados concordam plenamente com a afirmação de que o assédio psicológico generalizado no local de trabalho reduz a produtividade.(Piñuel e Cantero, 2002).
“Nunca seja maltratado em silêncio. Nunca se permita ser uma vítima. Não aceite que ninguém defina a sua vida, defina-a você mesmo”.
-Tim Fields- 
https://amenteemaravilhosa.com.br/o-que-e-mobbing/

Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube