Fibromialgia
Fibromialgia - O que é, causa, sintomas, tratamento
Clinica de Reumatologia em SP
Telefone: 11 3263-0038 | Endereço: Al. Santos n° 455, Sala 1603
A Fibromialgia é uma doença crônica, que causa uma percepção aumentada de dor.
DOR é o principal sintoma, as vezes migratória, mas geralmente atinge o corpo todo.
A causa é pouco conhecida, mas sabe-se que existe uma predisposição genética, sendo cerca de oito vezes mais comum em pessoas com um parente de primeiro grau afetado. Também é mais comum entre as mulheres, afetando desde crianças até adultas.
Muitos pacientes fazem o diagnóstico com atraso, geralmente após alguns anos em investigação, e os exames não detectam alterações. Não é uma doença inflamatória, tumoral, portanto, não causa graves conseqüências como, deformidade, amputação, paralisação de partes do corpo.
Sintomas
A dor pode ser manifestada em diversos pontos do corpo, e a fibromialgia pode ser acompanhada de outros sintomas a seguir:
- Dor articular
- Rigidez articular
- Dor muscular
- Dor de cabeça freqüente ("dor de cabeça tensional")
- Fadiga
- Formigamento
- Dificuldade para dormir
- Alteração hábito intestinal ("intestino irritável")
- Alteração do humor (nervosismo, ansiedade, depressão)
Diagnóstico
O diagnóstico da Fibromialgia é feito com base na história clínica do paciente e com a palpação de alguns pontos dolorosos específicos, espalhados por todo o corpo, por um médico experiente. Esses pontos dolorosos tem associação com fatores psicológicos.
Importante lembrar que como não há alteração inflamatória, auto-imune, não é necessária a realização de exames para o diagnóstico. Exames devem ser feitos para excluir alguma outra condição.
Tratamento
O tratamento da Fibromialgia envolve medicações para alívio da dor, relaxante muscular, ansiolíticos e dependendo do caso, antidepressivos.
O ponto principal para o tratamento da Fibromialgia é a realização de exercícios físicos regulares, que a longo prazo, melhora a dor, previne "crises", melhora sensação de cansaço e desânimo.
Cura?
Não existe cura completa da Fibromialgia. Mas existe tratamento para controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário