domingo, 8 de dezembro de 2013

Menino do MEP - A história foi contada por Lula, sim!

Desde ontem pela manhã a história do Menino do MEP varreu a blogosfera e o Twitter, sendo a ( melhor ) piada do dia. Não havia como ser diferente: É uma baita história.

Como tal, hoje a repercussão ainda é grande, e não mais restrita ao underground noticioso. Já houve de tudo, e quero aqui destacar duas coisas bizarras: deixadisso de porta-vozes não oficiais do Governo e amalucados querendo protestar contra a Folha de São Paulo .

O Terra Magazine via Bob Fernandes sempre vem com bombas de contenção ou ampliação, a depender do fato político do momento e sua utilidade ao Governo. Neste caso do Menino do MEP me parece que houve o maior tiro no pé da revsita eletrônica desde que surgiu, tanto que a nota vem sendo atualizada de tempos em tempos. A entrevista, onde é ouvido um dos presentes à narração asquerosa do então candidato, quando veio à tona era o primeiro desmentido em relação ao revelado por César Benjamin. Só o que não ficou muito bem combinado era que a versão oficial seria de que o papo jamais existiu, não que, como revelado na entrevista, Lula estava só brincando. Se a intenção do jornalista ou do publicitário era ajudar Lula eles estragaram tudo: Só sendo muito imbecil para não perceber que com estupro não se brinca!
Quanto à turma do Megafone, o comportamento deles e de todos que xingam à Folha de São Paulo por publicar a coluna deixa muito claro que eles são favoráveis a censura prévia. Já que eles não conseguem um mundo "Sem mídia", querem então uma mídia comportadinha, comedida. Oras, a revelação sobre o Menino do MEP não foi fruto de investigação jornalística e muito menos veio em um editorial. Logo, acusar a Folha de qualquer coisa é no mínimo revelar desconhecimento total do que é um diário. Por fim, achar que a Folha deveria barrar uma coluna de convidado ( que também é colunista ) por conta do seu conteúdo é defender a censura prévia, algo digno não só dos idolatrados Fidel Castro e Hugo Chávez, como também do maior lulista não petista do momento, José Sarney.

Enquanto isto, na Imprensa de verdade

O Estadão trouxe uma matéria tratando da repercussão da coluna no Planalto, "Lula reage a acusação de violência sexual" .
A Folha de São Paulo, como de se esperar, dedica um grande espaço aos desdobramentos da coluna ( Links para os assinantes do jornal ou do UOL ):

Nestas matérias insinua-se que talvez o Menino do MEP fosse um sindicalista de São José dos Campos, mas ele não foi localizado.
Por fim, a grande reportagem veio mesmo na edição de VEJA que chegou à pessoa tida como Menino do MEP: "Triste e abatido". Como dito ontem, não era mesmo difícil identificar quem seria o Menino do MEP, e neste ponto o semanário foi além da própria Folha.
A esta altura, já podemos afirmar com certeza que, no mínimo, Lula disse que tentou currar seu parceiro de cela. Juntando as informações destas reportagens todas:
  • José Maria de Almeida, do PSTU, que dividiu cela com Lula e tinha então 23 anos era forte candidato a Menino do MEP, mas na época era da Convergência Socialista. Diz não se lembrar de existir nenhum Menino do MEP preso com eles;
  • Enilson Simões de Moura, também preso à época, confirma que havia um Menino do MEP junto com eles na época: "O que eu lembro é que, brincando com uma bola de basquete, Lula acertou sem querer a cara do rapaz do MEP"
  • Paulo de Tarso, citado na coluna de César Benjamin como um dos presentes à revelação, diz não se lembrar da conversa e muito menos que César estivesse presente. Vale lembrar que sua empresa Matisse já foi contemplada com R$280 milhões na gestão Lula;
  • O cineasta Silvio Tendler, presente à conversa, confirma que a mesma existiu mas que Lula fez uma brincadeira;
  • Por fim, o suposto Menino do MEP, simplesmente se limitou a acusar a imprensa e a dizer que quem acusou ( ? ) é que deve provar.

Até ontem pela manhã a história era apenas uma piada altamente verossímil. Hoje já podemos dizer que, no mínimo, nosso Presidente já foi estúpido o bastante para fazer troça com uma tentativa de estupro a alguém mais jovem e tido por indefeso. E no máximo, bem, no máximo é isto mesmo: Nosso Presidente, que entende tanto de anatomia e não vivia sem buceta, tentou estuprar um parceiro de cela.

Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube