quinta-feira, 12 de julho de 2012

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA - HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS



 
Prevenção do câncer

 Saiba mais sobre
Prevenção do câncer
Como reduzir o risco (prevenção primária)
Para reduzir o risco de câncer de mama, qualquer mulher deve considerar as seguintes medidas comportamentais:
  • Dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura;

  • Fazer atividade física regular, pelo menos por 1 hora, 3 dias por semana;


Evitar sobrepeso corpóreoEvitar sobrepeso corpóreo;
Quando amamentarQuando amamentar é recomendável fazê-lo pelo maior número de meses possível;
Evitar ingestão alcoólicaEvitar ingestão alcoólica excessiva, mais de 3 drinks de alto teor alcoólico por dia.


São mulheres de risco especial para câncer de mama aquelas que:
  • tem mãe, irmã ou filha com câncer de mama antes da menopausa;

  • tem pelo menos 2 parentes próximos com câncer de mama em qualquer idade;

  • tiverem diagnóstico de lesões de alto risco em biópsia de mama, como hiperplasia atípica e neoplasia lobular in situ.

Para mulheres de risco especial, pode-se considerar individualmente, além das medidas comportamentais, o uso de medicamentos ou a realização de cirurgias com finalidade preventiva.
Algumas substâncias como o tamoxifeno e o raloxifeno, têm a capacidade de impedir que os estrogênios produzidos no corpo estimulem células mamárias predispostas a se transformar em câncer. São remédios que precisam ser ingeridos por via oral por 5 anos e reduzem em 60% a chance de câncer em mulheres com quadro de alto risco.
O tamoxifeno já foi testado e aprovado em qualquer faixa etária, e o raloxifeno, até o momento, somente no período da pós-menopausa. Ambos podem provocar reações colaterais, que são mais frequentes com o uso do tamoxifeno, como ondas de calor, hiperplasia do endométrio e favorecimento de tromboses.
A cirurgia redutora de risco mais empregada é a adenectomia mamária profilática, que significa a retirada da massa glandular interna, preservando-se a pele, aréola e mamilo. Em seguida é colocada na prótese de silicone atrás do músculo peitoral maior.
Este procedimento reduz o risco em 90%; não existe redução total porque permanece um coxim gorduroso abaixo da pele, de 0,5cm a 1cm, que é necessário para preservar a irrigação sanguínea. Resultados estéticos bons são verificados em cerca de 85% dos casos. As complicações são assimetrias, descoloração, necrose e contratura capsular, com endurecimento local. Além disto, existe quase sempre diminuição da sensibilidade erógena dos mamilos.


O uso de drogas ou a realização de cirurgias para prevenção só tem sentido em mulheres que apresentam um risco especial para câncer. A opção por empregar ou não, uma destas medidas é delicada e requer detalhadas explicações e muita reflexão sobre a relação risco-benefício individualmente.
Sabe-se que nas famílias com vários casos de câncer de mama em cerca de 40% das vezes a predisposição é causada por mutação nos genes BRCA 1 e 2. Existe um teste sanguíneo para pesquisar a alteração nestes genes, que é relativamente caro, mas que pode ajudar na decisão sobre a prevenção primária. É sabido que a mutação nestes genes implica em 60 a 80% de chance de desenvolvimento do câncer de mama durante toda a vida e de 10 a 40% de chance de desenvolvimento de câncer de ovário.

Para mais informações, ligue para o telefone (11) 3155-0854 ou e-mail nucleo.mastologia@hsl.org.br

Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube