sábado, 29 de junho de 2013

INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER/PT LEVA ATÉ À MORTE DE PROFESSORES EM GREVE NA BAHIA

24-06-2012 11:43
Um escândalo nacional. A intransigência do governador Jaques Wagner/PT deixa mais de 1 milhão de alunos sem aula na Bahia  e já levou até à morte de professores
Da Redação




A greve dos professores da Rede Estadual da Bahia já ultrapassou os 70 dias. Mais de 1 milhão de alunos estão sem aulas, prejuízo irrecuperável para quem depende da escola pública, em particular aos que vão disputar o Enem. Os docentes estão no fogo cruzado das perseguições. Tiveram salários descontados, sofrem ameaças de demissão e são criminalizados por Wagner e sua equipe de torturadores. É a "política do chicote", do assédio moral, como denuncia a professora Marilene Betros, da APLB. O horror é tamanho que 8 professores morreram recentemente. E tudo isso apenas porque essa categoria reivindica que o governo cumpra acordo feito em 2011 e pague o Piso Nacional do Magistério.
Desculpas não colam
Jaques Wagner, desde o início do movimento, além da repressão, mantém a velha política à "la carlismo" piorado de tentar confundir a opinião pública e o próprio pessoal em greve. Neste sentido, gasta milhões com a mídia para dize que não tem dinheiro, que já cumpre a Lei do Piso e nunca fez acordo com o sindicato. Tudo mentira. Ora, a greve não é por aumento de salários e sim pelo reajuste linear de 22,23% para todos os docentes, retroativo a janeiro, como reza a Lei 11.738/2008 e que o próprio governo, como citamos no primeiro parágrafo, se comprometeu a cumprir. Wagner, numa manobra, fez foi transformar os salários dos professores em subsídios para burlar essa legislação. Hoje há praticamente um concenso entre amplos setores da sociedade de que Jaques Wagner é o governador baiano mais intransigente e irresponsável quando o assunto é desrespeitar a educação pública e os seus profissionais.
Cadê o dinheiro?
Embora diga que não tem dinheiro para corrigir os salários dos professores como manda a lei, Jaques Wagner se nega a dar transparência ao que faz com os recursos do Fundeb. Alguém do governo diz por quê?
Só a título de um pequeno exemplo, veja na tabela abaixo quanto a Bahia recebeu de transferências constitucionais totais do Governo Federal, incluindo o Fundeb, de janeiro até o primeiro decêndio do mês de junho deste ano. Nesses valores não está incluída a arrecadação mensal com ICMS. Para onde vão vão esses recursos?

TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS

PARA BAHIA 2012 
              (R$)
janeiro711.693.899,33
fevereiro672.047.123,50
março529.982.940,15
abril792.191.348,11
maio749.432.375,56
junho (Só até o primeiro decêndio)256.214.705,32
TOTAL3.182.515.268,48


É preciso que Jaques Wagner reveja essas suas posições e negocie com os professores em greve. É inaceitável que um governo que se diz oriundo da classe trabalhadora se negue a pagar um simples piso salarial previsto em lei aos seus profissionais da educação.
Veja vídeo onde professora denuncia a "política do chicote":


Ler mais: http://www.deverdeclasse.org/news/governador-jaques-wagner-pt-deixa-alunos-sem-aulas-e-leva-ate-a-morte-de-professores-em-greve-na-bahia/

TV APLB: Professores decidem continuar a greve.



Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube