quinta-feira, 12 de julho de 2012

O HPV E SUA PREVENÇÃO EM HOMENS E MULHERES - PERGUNTAS FREQUENTES


HPV, na grande maioria das vezes, é transmitido por via sexual. O contágio se dá pelo contato pele com pele e, portanto o uso de preservativos não é suficiente para a prevenção dessa infecção. A alta prevalência do vírus na população feminina e masculina (cerca de 50% da população sexualmente ativa já foi infectada pelo HPV) faz com que o risco de contágio seja alto. Sabe-se hoje que a infecção pelo HPV não está restrita a grupos de risco, podendo atingir a todos, homens e mulheres, sexualmente ativos.

Como prevenir o HPV?

Já existem duas vacinas contra o HPV. Elas são seguras e eficazes contra os tipos 16 e 18 do HPV (de alto risco para o câncer). No entanto, são vacinas diferentes e, portanto, o médico deve especificar qual das duas deseja que seja aplicada.

Quem deve tomar a vacina?

Mulheres de 9 a 26 anos estão disponíveis duas vacinas contra o HPV que oferecem proteção contra o câncer do colo do útero e contra as verrugas genitais. 

Homens de 9 a 26 anos – devem receber a vacina Quadrivalente que protege contra os tipos de HPV que causam as verrugas genitais no ânus e no pênis. 
A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que a vacinação ocorra o mais precocemente possível, de preferência entre os 11 e 12 anos de idade (antes do início da atividade sexual). 
Por que a vacina não é indicada para pessoas com mais de 26 anos?

A prioridade deve ser a vacinação de quem ainda não entrou em contato com o vírus. No entanto, não há contraindicações para a vacinação de mulheres acima de 26 anos. Estudos comprovam a segurança e a eficácia da vacina em mulheres de outras faixas etárias e alguns países já licenciaram a vacina para esse grupo.

Pessoas sexualmente ativas podem se vacinar?

Sim, observando-se a indicação específica para mulheres e homens.

Mulheres grávidas podem se vacinar?

Não é recomendado, pois ainda não existem estudos que demonstrem a segurança da vacina nesses casos.

A vacina serve como tratamento?

Não ela a ação da vacina é preventiva.

 A mulher vacinada precisa continuar fazendo o exame Papanicolau (preventivo)?

Sim. Os tipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, mas existem outros tipos desse vírus. Portanto, é preciso continuar fazendo o exame Papanicolau anualmente.

Consultora: Dra. Isabella Ballalai
Diretora Médica da Vaccini – Clínica de Vacinação.

Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube