sexta-feira, 13 de julho de 2012

VOTAR OU ANULAR O VOTO? EIS A QUESTÃO! COMO VOTAR. E OS CANDIDATOS EM SALVADOR COM SEUS VICES.


VOTAR OU ANULAR O VOTO? EIS A QUESTÃO!

em 30 Abril 2012. Postado em Notícias - Politica
O fato de a democracia brasileira ser recente, em relação a outros países, a população ainda não se adaptou ao sistema do voto já que muitos na hora de eleger seu candidato acabam não adotando os devidos critérios para a escolha de seus representantes. O que o cidadão esquece é de acompanhar a atuação dos gestores e parlamentares, de adotar critérios para eleger seus candidatos e de cobrar dos escolhidos o cumprimento de suas promessas de campanha.



A falta de compromisso de grande parte dos políticos com seus eleitores acaba despertando um sentimento de insatisfação. Uma das reações, principalmente dos que já possuem uma opinião formada, é reivindicar se abstendo de votar ou anulando seu voto. O problema é que a Justiça Eleitoral não leva em consideração milhares de brasileiros que defendem essa ideia.



O professor de Designer da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Diniz, há alguns anos deixou de eleger algum candidato por acreditar que as opções deixam muito a desejar.



Não acredito que a gente viva numa democracia e a prova disso é que não temos a opção de votar ou de não votar. Sou contrário a obrigatoriedade do voto. Num estado democrático não se pune o eleitor que prefira não ir às urnas. Hoje, os políticos só vão entender o recado quando não tiverem quórum suficiente para elegê-los. É preciso que as pessoas entendam que nossa estrutura eleitoral na verdade é eleitoreira”, declarou.



Para Diniz, o povo não tem consciência polítitica. “As pessoas têm a consciência do agora e acham que o ‘cara’ que calça a rua dele ou que lhe dá uma cesta básica é bonzinho. Hoje o Recife é um caos em todas as áreas. Quando essa obrigatoriedade do voto deixar de existir as coisas podem começar a funcionar. Se não existem candidatos preparados temos que anular o voto até porque essa teoria de votar no menos ruim não me convence”, disparou. “Trabalho em uma instituição onde a anulação do voto pode cancelar uma eleição, onde se leva em conta a opinião. Porque o mesmo não acontece nas eleições do País?”, questionou.

 Fonte Folha de PE

Guia do Eleitor
Urna eletrônica
Como anular o voto

Voto nulo é aquele que não é contabilizado a nenhum candidato. Para a anular o voto é preciso digitar um número errado ou inexistente de acordo com o cargo que aparece na tela da urna. Isso significa que se o eleitor quiser anular seu voto para deputado federal, ele deve pressionar na urna eletrônica quatro dígitos não relacionados a algum candidato. Feito isso, aperta-se a tecla CONFIRMA

Para anular todos os votos, o procedimento deve se repetir para cada cargo, sempre teclando CONFIRMA no final. Tenha cuidado. Se algum candidato aparecer na tela, o voto será computado a ele e o voto não será anulado.

Você deve comparecer na sua zona eleitoral entre as 8h e 17h, nos dois turnos, portando o título eleitoral ou um documento de identidade oficial com foto.
Na hora de votar:

1. Digite no teclado da urna o número do seu candidato. Na tela aparecerão a foto, o número, o nome e o partido do candidato.
2. Se estiver tudo certo, aperte a tecla verdeCONFIRMA*.

3. Repita a operação para os outros cargos que serão eleitos.

4. Depois de votar para presidente, aparecerá na tela a palavra FIM.

5. Se você ainda ficou com dúvidas sobre como votar, clique aqui para testar a urna.

* Cuidado: se o eleitor digitar número inexistente ou errado e apertar a tecla CONFIRMA, o voto será anulado.

• Como corrigir o voto:
Se o eleitor errar o número do candidato e ele não aparecer na tela, é só apertar a tecla laranjaCORRIGE e repetir o voto.

• Voto em presidenciáveis de partidos ou coligações diferentes:
É aceito. O voto não é vinculado.

• Diferença entre voto branco e nulo:

Voto branco e nulo não faz diferença alguma na apuração nenhuma. Ambos os votos em branco ou anulados não fazem parte do cálculo para escolha final do cargos. Para votar em branco, pressione a tecla BRANCO e depois a teclaCONFIRMAR. Para anular o voto, digite um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e tecle CONFIRMAR

• Fraude na votação eletrônica:

A urna é um coletor de votos cujo programa é elaborado por equipes que não conhecem a totalidade do sistema, só a sua parte. Senhas na transmissão de dados garantem a segurança.

• Teste da urna antes do voto:

Até 6 de outubro, haverá simulações para eleitores em várias cidades

• Urna com defeito:

Se não for possível substituir por outra, o voto será com cédulas de papel. A Justiça Eleitoral providencia cédulas e urnas de lona para as seções impedidas de usar urna eletrônica.

Como votar em branco

Voto em branco é aquele que não é contabilizado a nenhum candidato. Para votar em branco basta pressionar a tecla BRANCO na urna e digitar a tecla CONFIRMA. Se desejar votar em branco em todas as opções, o procedimento deve se repetir em cada cargo em disputa na atual eleição: deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente.

Como votar no partido

Só é possível votar no partido (legenda) para os cargos de deputado federal e estadual. Quando aparecer cada uma das opções dos cargos na urna, digite somente os dois primeiros algarismos do número do candidato (que é o número do partido em todo o País) e tecle CONFIRMA.

Voto na legenda

É como votar no partido. Nas eleições deste ano só é possível votar na legenda (partido) para os cargos de deputado federal e estadual. Quando aparecer cada uma das opções dos cargos na urna, digite somente os dois primeiros algarismos do número do candidato (que é o número do partido em todo o País) e tecle CONFIRMA

Para não esquecer os números dos seus candidatos na hora de votar, veja como fazer sua cola: 

*************************

Consulte a lista de candidatos. 

Preencha no papel os números dos seus candidatos.
Agora, é só levar a cola com você no dia da eleição e votar, sem erros! A cola é permitida pela Justiça Eleitoral e vai agilizar o seu voto.

Veja quem está na disputa por Salvador:

Em 7 de outubro, quando milhões de eleitores brasileiros forem às urnas para escolher os prefeitos das 26 capitais estaduais, 183 nomes de candidatos poderão ser digitados. É o que revela levantamento feito por este site com base nos pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral até as 19h da última quinta-feira (5), prazo para formalização das chapas em Cartórios Eleitorais. Mas, segundo a legislação eleitoral, os requerimentos de registro ainda podem ser feitos em outra instância até as 19h de amanhã (terça, 10), desta vez nos Juízos Eleitorais. Isso significa que o quadro da corrida às prefeituras ainda pode mudar, embora a possibilidade seja remota – as coligações já estão definidas  

Quem disputa a prefeitura de Salvador


Seis candidatos concorrem na capital da Bahia
Salvador (Bahia)
Na terra de Jorge Amado, a disputa tem sido apimentada como tempero de acarajé. Retrato recortado do que ocorre no Congresso, PT e DEM lançam ataques mútuos em busca da liderança das intenções de voto: ex-colegas de Câmara dos Deputados, ACM Neto (DEM), líder licenciado do partido na Casa, e Nelson Pelegrino (PT) iniciaram a campanha em pé de guerra. Mas deram trégua na última sexta-feira (6) e, ambos de branco, encontraram-se e assistiram à missa das 8h na Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador.
Em seu favor, Nelson Pelegrino tem a unidade do PT em chapa “puro sangue”, além do amparo político-eleitoral do atual governador da Bahia, Jaques Wagner.
Já ACM Neto dispõe do apoio do PV e propagandeia o trabalho como um dos principais líderes oposicionistas no Congresso, além de contar com o eleitorado “carlista”, fiel ao ex-governador e cacique baiano Antônio Carlos Magalhães, morto em julho de 2007.
Com a devida proteção do padroeiro dos soteropolitanos, os dois líderes da corrida eleitoral veem no retrovisor os candidatos Mario Kertész (PMDB), Hamilton Assis (Psol), Rogério Tadeu da Luz (PRTB) e Mário Marinho (PRB).
PTNelson Pelegrino (vice: Olívia Santana – PCdoB);

DEM ACM Neto (vice: Célia Sacramento – PV);

PMDBMario Kertész  (vice: Nestor Neto – PMDB);

Psol Hamilton Assis (vice: Nise Santos – PSTU);

PRTBRogério Tadeu da Luz (vice: Antonio Gomes de Andrade Neto – PRTB);

PRBMário Marinho (vice: Deraldo Damasceno – PSL)


Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube