domingo, 13 de maio de 2012

JORNALISMO - ÉTICA E LEGALIDADE


JORNALISMO CIDADÃO – CONQUISTE A REDE
A SEPARAÇÃO RÍGIDA ENTRE OS QUE FAZEM AS NOTÍCIAS E OS QUE RECEBEM AS INFORMAÇÕES DESAPECEREM NO MUNDO VIRTUAL. OS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO TÊM AGORA  MILHARES DE ALIADOS NA TAREFA DE APURAR FATOS, CONHECER NOVIDADES, REUNIR E COMENTAR INFORMAÇÕES. QUALQUER UM FAZ NOTÍCIA. O MODELO TRADICIONAL, QUE DISTINGUE OS EMISSORES DOS RECEPTORES DA INFORMAÇÃO, DEU LUGAR À COMUNICAÇÃO FEITA POR MEIO DA COLABORAÇÃO (p.9).
Fonte: Jornalismo Colaborativo em PDF. ANTONIO ROZENG, KAREN NOVOCHADLO E TÁSSIA BÚRIGO.

DO JORNALISMO TRADICIONAL AO JORNALISMO
COLABORATIVO – UM ESTUDO CONTEXTUALIZANDO OS DIFERENTES ASPECTOS
PÓS-GRADUAÇÃO – EM PDF
NEIMAR VITOR PAVARINI
PAULO EDUARDO GALINDO DE ALMEIDA MILREU

21.04.2011 - 13:58

Ética, para BUCCI, não são as posturas nem as generalidades superficiais dos códigos de ética. É a essência do bom jornalismo ao moldar o caráter dos profissionais, de forma a levá-los sempre a atender a função pública e social de divulgar tudo que é de interesse da sociedade, de forma correta. Se Aristóteles deixava entender que não existe uma ética coletiva e Cláudio Abramo definia ética como “a ética do cidadão”, Eugênio Bucci ressalta que é para o cidadão que a imprensa deve existir – e só para ele. Jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, enfim, os veículos de comunicação que se dedicam ao jornalismo, assim como os sites informativos na internet, nada disso deve existir com a simples finalidade de gerar empregos, fortunas e erguer os impérios de mídia; deve existir porque os cidadãos têm o direito à informação.
Qual é o limite do jornalismo? Entre o interesse público e o direito dos personagens à sua própria versão dos fatos, como diz Frias Filho, qual é a solução? Janet Malcolm não apresenta uma resposta simples para o que ela chama de “impasse moral”, mas obriga qualquer profissional a refletir um pouco sobre o seu ofício, o que já é um bom começo.

No Caso Watergate, podemos ter a certeza de que quando o jornalismo se propõe a investigar um fato até o fim, sendo ético é possível mudar a história. Neste caso não houva a limitação de passar a notícia apenas, mas sim investigar, entrevista diversas fontes e enfim denunciar e mostrar a verdade.

Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube