FRENTE PARLAMENTAR MISTA DE COMBATE À CORRUPÇÃO
 
PROPOSIÇÕES DE COMBATE À
CORRUPÇÃO EM TRÂMITE NO CONGRESSO NACIONAL
 
Câmara dos Deputados,
Brasília, maio de 2011
SUMÁRIO
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Apresentação 
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3 
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1 – Proposições que buscam imprimir
  maior celeridade em processos judiciais de casos de corrupção 
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4 
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2 – Proposições que impõem maior rigor
  no combate à corrupção (aumentando as penas estabelecidas, ampliando prazos
  prescricionais ou tornando imprescritíveis e inafiançáveis os crimes dessa
  natureza) 
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6 
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3 – Proposições que procuram tipificar
  crimes de corrupção 
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12 
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4 – Proposições que impõem maior rigor
  para a liberação de recursos públicos nas contratações de obras e serviços 
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13 
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5 – Proposições voltadas para o combate
  ao crime de lavagem de dinheiro 
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6 – Proposições que estabelecem maior
  transparência com gastos públicos (incluindo cartões corporativos) ou em
  campanhas eleitorais 
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7 – Proposições de combate ao nepotismo 
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8 – Proposições que tratam das questões
  do foro privilegiado e decoro parlamentar 
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9 – Proposições que estabelecem punição
  à pessoa jurídica 
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10 – Proposições que estabelecem regras
  para o financiamento público de campanha 
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25 
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11 – Proposições que garantem proteção a
  testemunhas nos casos de crimes de corrupção 
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26 
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12 – Proposições que alteram a forma de
  escolha e nomeação dos membros dos Tribunais de Contas ou criam o Conselho
  Nacional dos Tribunais de Contas. 
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27 
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13 – Proposições que estabelecem
  restrições a ocupantes de cargos públicos com acesso a informações
  privilegiadas. 
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29 
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14 – Algumas proposições arquivadas 
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30 
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APRESENTAÇÃO
Prezado leitor,
O
trabalho que chega neste momento às suas mãos é uma pesquisa das proposições em
trâmite no Congresso Nacional relativas ao combate à corrupção. A iniciativa é
de responsabilidade da FRENTE
PARLAMENTAR MISTA DE COMBATE À CORRUPÇÃO, sob a coordenação, neste ano, do Deputado Federal Francisco Praciano
(PT/AM). Com base neste trabalho, atuaremos em nossas Casas Legislativas
para acelerar a tramitação das proposições aqui relacionadas.
O
trâmite ou situação indicado para cada proposição foi o verificado em 25 de
maio de 2011. A atualização de cada proposição pode ser verificada no site da
Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br)
ou no do Senado Federal (WWW.senado.gov.br).
Atenciosamente,
Coordenação
da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção
1.   
PROPOSIÇÕES QUE BUSCAM IMPRIMIR MAIOR CELERIDADE EM PROCESSOS JUDICIAIS
DE CASOS DE CORRUPÇÃO 
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PROPOSIÇÃO E AUTOR 
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TEOR DA PROPOSTA 
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TRÂMITE / SITUAÇÃO 
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1 
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PEC 422/2005 
Dep. Luiz
  Couto 
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Cria varas
  especializadas para julgar ações de improbidade administrativa. 
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- Foi
  apreciada na CCJC e em Comissão Especial. 
-
  01/12/2010: Aprovado o Parecer, favorável à PEC 422-A/05 nos termos do
  Substitutivo, contra o voto do Deputado Francisco Praciano. 
À ESPERA DE VOTAÇÃO EM PLENÁRIO. 
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2 
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PL 670/2007 
Dep.
  Valdir Colatto 
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Institui o
  rito sumário para a destinação de mercadorias apreendidas. 
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-
  Distribuída para CTASP, CFT e CCJC (apreciação conclusiva pelas Comissões). 
- Foi
  arquivada ao término da última legislatura e desarquivada em 03/11, por
  solicitação do autor. 
NA CCJC, AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DE RELATOR 
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3 
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PL 2193/2007 
Origem:
  PLS 268/2007 
Sen. Ideli
  Salvati 
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Altera o
  Código de Processo Penal para conferir mais celeridade às ações penais contra
  funcionários públicos, priorizando o processo e o julgamento. 
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- A este
  PL, foi apensado o PL nº 1211/2007, de autoria do deputado Fernando Coruja
  (PPS/SC), não reeleito. 
- Na
  Câmara dos Deputados foi distribuído para as seguintes Comissões: Comissão de
  Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) e Comissão de
  Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). 
- Na
  CSPCCO recebeu parecer pela rejeição. 
- Na CCJC
  recebeu parecer pela aprovação, com Substitutivo. 
ENCONTRA-SE NA CCJC À ESPERA DE VOTAÇÃO. 
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4 
 | 
  
   
PL 1211/2007 
Dep.
  Fernando Coruja 
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Acrescenta
  dispositivos ao art. 24 do Código de Processo Penal  para tornar prioritária  a tramitação da ação penal contra agente
  público. 
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- Foi apensado
  ao PL 2193/2007, da Senadora  Ideli
  Salvati. 
- Quando
  apreciado na CCJC, recebeu parecer pela aprovação, na forma do Substitutivo
  apresentado. 
ENCONTRA-SE NA CCJC À ESPERA DE VOTAÇÃO 
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5 
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PEC 192/2007 
Dep.
  Francisco Praciano 
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Determina
  que os juízes e tribunais encaminhem, semestralmente, o CNJ, relatórios sobre
  o andamento de processos que presidem, relativos a atos de improbidade
  administrativa e a crimes contra a administração pública. 
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- Na CCJC
  teve o parecer pela admissibilidade (Dep. Mendes Ribeiro), em outubro de
  2009. Encerrou-se a 53ª legislatura sem ter sido votado o parecer e, em
  31/01/2011, a PEC foi arquivada (art. 105 do RI). 
- Em
  11/04/2011 foi desarquivada. 
Uma vez que o Dep. Mendes Ribeiro continua
  como membro da CCJC, a PEC continua com ele, restando apenas ser votada na
  comissão. Se admitida a proposta pela CCJC, será criada uma Comissão Especial
  para p seu exame de mérito (obrigatório para PECs). 
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6 
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PEC 115/2007 
Dep. Paulo
  Renato 
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Cria o
  Tribunal Superior da Probidade Administrativa. 
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- Em
  28/08/200, parecer pela admissibilidade (CCJC). 
- Em 12/05/2010,
  aprovada pela Comissão Especial, na forma do Substitutivo apresentado pelo
  relator, o então dep. Flávio Dino. 
- O
  Substitutivo cria no STF, no STJ, nos Tribunais Regionais Federais e nos
  Tribunais de Justiça, “Turmas ou Câmaras especializadas e exclusivas em
  matéria de probidade administrativa, compreendendo o processamento e
  julgamento de ações originárias e de recursos relativos a crimes contra a
  administração pública e a crimes a eles conexos, bem como a ações cíveis
  relativas a atos de improbidade administrativa”. 
- A mesma
  proposta também acrescenta inciso XVI ao art. 93 da CF, estabelecendo que “Os
  juízes e tribunais encaminharão semestralmente ao Conselho Nacional de
  Justiça relatórios sobre o andamento de processos que presidem, relativos a
  atos de improbidade administrativa e a crimes contra a administração
  pública”. 
- Obs. O
  conteúdo do dispositivo acima mencionado é o que consta da PEC 192/2007, do
  dep. Francisco Praciano. 
À ESPERA DE VOTAÇÃO NO PLENÁRIO (PRONTA PARA PAUTA) 
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2.   PROPOSIÇÕES QUE IMPÕEM MAIOR RIGOR NO
COMBATE Ã CORRUPÇÃO (AUMENTANDO AS PENAS ESTABELECIDAS, AMPLIANDO PRAZOS
PRESCRICIONAIS OU TORNANDO IMPRESCRITÍVEIS E INAFIANÇÁVEIS OS CRIMES DESSA
NATUREZA)
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PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
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TEOR DA
  PROPOSTA  
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TRAMITAÇÃO
  / SITUAÇÃO 
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1 
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PLS 209/2005 
Obs. : Não
  foi remetido para a Câmara. 
Sen. Paulo
  Paim  
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Torna mais
  rígida a punição dos agentes públicos – torna insuscetível de fiança e de
  liberdade provisória os crimes de corrupção ativa e passiva.  
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Arquivada,
  no senado, em 7/01/2011 e desarquivada, em 03/2011, por solicitação do autor. 
AGUARDA A DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC DO
  SENADO 
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2 
 | 
  
   
PL 5491/2005  
Dep.
  Geraldo Rezende 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre sanções aplicáveis aos agentes públicos no caso de enriquecimento
  ilícito. 
 | 
  
   
- O
  projeto de lei em questão foi apensado ao PL 879/2007, (de autoria do Senador
  Papaléo Paes – nº de origem 119/2005). Apensados a estes dois, também, o PL
  nº 6387/2005, do deputado Takayama e 2334/2007, do deputado Francisco Praciano. 
- O PL
  principal (PL 879/2007) e seus apensados já foram apreciados na Comissão de
  Trabalho, Administração e Serviço Público. O parecer do relator, dep. Paulo
  Rocha, foi pela aprovação dos Projetos 879/2007 e 5.491/2005 (na forma do
  SUBSTITUTIVO apresentado) e pela rejeição dos projetos de lei 6.387/2005 e
  2.334/2007. 
- Resta,
  agora, ser apreciado na CCJC. 
- 20/5/2011: (CCJC) Designado Relator, Dep. Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). 
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3 
 | 
  
   
PL 6387/2005  
Dep.
  Takayama 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre sanções aplicáveis aos agentes públicos no caso de enriquecimento
  ilícito. 
 | 
  
   
- O
  projeto de lei em questão foi apensado ao PL 879/2007, (de autoria do Senador
  Papaléo Paes – nº de origem 119/2005). Apensados a estes dois, também, o PL
  nº  6387/2005, do deputado Takayama e
  2334/2007, do deputado Francisco Praciano. 
- O PL
  principal (PL 879/2007) e seus apensados já foram apreciados na Comissão de
  Trabalho, Administração e Serviço Público. O parecer do relator, dep. Paulo
  Rocha, foi pela aprovação dos Projetos 879/2007 e 5.491/2005 (na forma do
  SUBSTITUTIVO apresentado) e pela rejeição dos projetos de lei 6.387/2005 e
  2.334/2007. 
- Resta ser
  apreciado na CCJC. 
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC 
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4 
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PL 5363/2005  
Dep.
  Eduardo Valverde  
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Inclui o
  art. 312-A e altera o art. 327 do Código Penal, incluindo o tipo penal do
  enriquecimento ilícito e estabelece 
  pena de reclusão de 2 a
  12 anos e multa para o enriquecimento ilícito de funcionários públicos. 
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- A este
  PL foi apensado o PL nº 5.586/2005 (do Poder Executivo) 
- O
  Projeto Principal (e seu apensado) já foi apreciado pelas Comissões CTASP e
  CCJC (em ambas com parecer favorável ao Substitutivo apresentado na CTASP). 
PRONTO PARA PAUTA 
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5 
 | 
  
   
PL 5.586/2005 
Poder
  Executivo 
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Acrescenta o art. 317-A ao Código Penal, tipificando o
  crime de enriquecimento ilícito quando o funcionário público possuir bens ou
  valores, incompatíveis com sua renda, ou quando deles faça uso de tal modo
  que permita atribuir-lhe a propriedade. 
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- Já
  apreciado (em conjunto com o PL 5.363/2005) pelas Comissões CTASP e CCJC. 
 PRONTO
  PARA PAUTA 
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6 
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PL 21/2011 
Dep.
  Protógenes 
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Altera o Código Penal e a lei da improbidade
  administrativa para estabelecer aumento de pena para crimes dos quais resulte
  dano ao erário. 
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POR ESTAR APENSADO
  AOS PROJETOS DE LEI  5.586/2005 E  5.363/2005, ESTÁ PRONTO PARA PAUTA.  
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7 
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PL 879/2007  
Número de
  origem no Senado: PLS 119/2005 
Sen.
  Papaléo Paes 
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Aumenta a
  penalidade nos casos de enriquecimento ilícito. 
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- Ao
  projeto de lei em questão foram apensados os PL 5491/2005 (do dep. Geraldo
  Rezende)  6387/2005 (do deputado
  Takayama) e 2334/2007 (do dep. . 
- O PL
  principal (PL 879/2007) e seus apensados já foram apreciados na Comissão de
  Trabalho, Administração e Serviço Público. Resta, agora, ser apreciado na
  CCJC. 
- 20/5/2011: (CCJC) Designado Relator, Dep. Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). 
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8 
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PL 2334/2007 
Dep.
  Francisco Praciano 
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Tipifica
  como crime a riqueza injustificada de agente público, quando essa riqueza não
  puder ser razoavelmente explicada pelo referido servidor. 
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- Foi
  apensado ao PL 879/2007, (de autoria do Senador Papaléo Paes – nº de origem
  119/2005). Apensado ao Projeto Principal, também, o PL nº 6387/2005, do
  deputado Takayama e o PL 5.491/2005 (do dep. Geraldo Resende). 
- O PL
  principal (PL 879/2007) e seus apensados já foram apreciados na CTASP. O
  parecer do relator, dep. Paulo Rocha, foi pela aprovação dos Projetos
  879/2007 e 5.491/2005 (na forma do SUBSTITUTIVO apresentado) e pela rejeição
  dos projetos de lei 6.387/2005 e 2.334/2007. 
- Resta,
  agora, ser apreciado na CCJC. 
- 26/11/2010: (MESA): Apense-se a este(a) o(a) PL-7907/2010.  
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC 
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9 
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PL 947/2007 
Originário:
  sugestão 115/2005 
Comissão
  de Legislação Participativa  
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Inclui os
  vereadores entre aqueles que podem cometer crimes de responsabilidade. 
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- Em 2008,
  teve parecer pela constitucionalidade na CCJC (Relator dep. Roberto
  Magalhães), sendo que, até o final de 2010, o parecer não foi votado. 
- Foi
  arquivada ao término da última legislatura e desarquivado em 1/04/2011 por
  solicitação da CLP. 
-
  20/5/2011: (CCJC) Designado
  Relator, Dep. Esperidião Amin (PP-SC). 
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10 
 | 
  
   
PL 2333/2007  
Dep.
  Francisco Praciano  
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Amplia
  para dez anos o prazo prescricional para se iniciar processos por atos de
  improbidade administrativa (atualmente é de cinco anos). 
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- Foi
  distribuído para a CTASP E CCJC 
- Teve
  parecer pela aprovação nas duas Comissões. 
- O
  parecer da CCJC, em 2010, não foi votado na Comissão. 
- O PL foi
  arquivado ao término da última legislatura e desarquivado na data de
  11/04/2011. 
- 20/5/2011: (CCJC) Designado Relator, Dep. Brizola Neto
  (PDT-RJ). 
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11 
 | 
  
   
PEC 189/2007 
Dep.
  Francisco Praciano 
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Estabelece
  novas formas de escolha e nomeação dos Procuradores-Gerais de Justiça,
  abolindo a interferência do Poder Executivo na escolha do Procurador-Geral de
  Justiça. 
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- Em abril
  de 2009 teve o parecer pela admissibilidade na CCJC (dep. Eduardo Cunha), mas
  até o término de 2010 o parecer não foi votado na Comissão. 
- Em
  31/01/2011 foi arquivado (art. 105 do RI). 
- Foi
  desarquivada, a pedido do autor, em 11/04/2011. 
À ESPERA DE VOTAÇÃO NA CCJC (CONTINUA O
  MESMO RELATOR, O DEP. EDUARDO CUNHA) 
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12 
 | 
  
   
PL 6616/2009 
Poder
  Executivo 
 | 
  
   
Torna
  hediondo e passíveis de prisão temporária os crimes de peculato, concussão,
  corrupção passiva e corrupção ativa. 
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- Foi
  apensado ao PL 3760/2004 (do dep. Wilson Santos). 
- Ao Projeto
  principal também estão apensados o PL 5784/2005 e o PL 1368/2007. 
- O
  projeto Principal (e seus apensados) foram distribuídos para CSPCCO e CCJC
  (mérito e art. 54. RICD). 
- A
  proposição principal (e seus apensados) foi rejeitada, no mérito, tanto na CCJC
  quanto na CSPCCO. 
PRONTO PARA PAUTA (PL PRINCIPAL E
  APENSADOS). 
 | 
 
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13 
 | 
  
   
PL 3760/2004 
Dep.
  Wilson Santos 
 | 
  
   
Tipifica
  como crime hediondo os crimes praticados contra a administração pública em
  detrimento dos direitos sociais constitucionais. 
 | 
  
   
- A este
  PL foram apensados os seguintes Projetos de Lei: PL 5784/2005, PL 1368/2007 e
  PL 6616/2009. 
- O
  projeto Principal (PL 3760) e seus apensados foram distribuídos para CSPCCO e
  CCJC (mérito e art. 54. RICD). 
- A
  proposição principal (e seus apensados) foi rejeitada, no mérito, tanto na
  CCJC quanto na CSPCCO. 
PRONTO PARA PAUTA (PL PRINCIPAL E
  APENSADOS). 
 | 
 
| 
   
14 
 | 
  
   
PL 5784/2005 
Dep. Júlio
  Delgado 
 | 
  
   
Tipifica
  como crime hediondo os crimes contra a Administração Pública, cometidos pelos
  agentes da Administração Pública em detrimento dos direitos sociais previstos
  no art. 6º da CF e em dispositivos do Código Penal. 
 | 
  
   
- Apensado
  ao PL 3760/2004 (principal). 
PRONTO PARA PAUTA, COM O PROJETO PRINCIPAL 
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15 
 | 
  
   
PL 1368/2007 
Dep.
  Humberto Souto 
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Acrescenta inciso ao art. 1º da Lei nº 8.072/90, que
  dispõe sobre crimes hediondos, incluindo os crimes de  concussão, corrupção ativa, corrupção
  passiva. 
 | 
  
   
- Apensado
  ao PL 3760/2004 (principal). 
PRONTO PARA PAUTA,
  COM O PROJETO PRINCIPAL. 
 | 
 
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16 
 | 
  
   
PL 5421/2009 
Dep.
  Domingos Dutra 
 | 
  
   
Altera o Código Eleitoral, agravando a pena em 2/3
  (dois terços), para quem obteve e a quem deu o voto, caso a infração seja
  realizada para incriminar candidato visando a cassação de seu registro
  eleitoral. 
 | 
  
   
-
  Distribuído somente para CCJC (mérito e art. 54, RICD) – sujeito à apreciação
  pelo Plenário. 
- 7/4/2010: (CCJC) Designado Relator, Dep. Bonifácio de Andrada (PSDB-MG).
  Deputado reeleito. 
AGUARDA PARECER NA
  CCJC. 
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17 
 | 
  
   
PL 7710/2007 
Poder
  Executivo  
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Aumenta a pena de reclusão para o crime de corrupção
  ativa de funcionário público estrangeiro em transações comerciais
  internacionais. 
 | 
  
   
-
  Distribuído somente para CCJC (mérito e art. 54, RICD). 
-
  Em abril de 2007 foi aprovado o parecer favorável. 
PRONTO PARA PAUTA. 
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18 
 | 
  
   
PL 379/2007 
Dep. Paulo
  Rubem Santiago 
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Agrava a pena para o agente que pratica crime de
  corrupção ativa e passiva, trazendo prejuízo a órgãos encarregados da saúde,
  educação, alimentação, medicamentos, saneamento básico, abastecimento de água
  e controle de resíduos sólidos; tipifica tais corrupções como crime hediondo;
  aumenta a penalidade para prática de atos de improbidade. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP e CCJC (mérito e art. 54, RICD). 
-
  em junho de 2007, foi aprovado o parecer favorável na CTASP. 
- 20/5/2011: (CCJC) Designado Relator, Dep. Alessandro
  Molon (PT-RJ). 
 | 
 
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19 
 | 
  
   
PL 297/2007 
Dep.
  Neilton Mulim 
 | 
  
   
Proíbe
  a concessão de anistia aos agentes públicos que perderem a função pública em
  decorrência de atos anti-éticos, imorais ou de improbidade. 
 | 
  
   
-
  Distribuído somente para CCJC. 
-
  Encontra-se apensado a esta proposição, o PL 2589/2007 (do dep. Ernandes
  Amorim). 
-
  Em março de 2010, o relator na CCJC apresentou parecer pela
  inconstitucionalidade e injuridicidade e, no mérito, pela rejeição deste e do
  projeto apensado. Até o final de 2010, no entanto, o parecer não foi votado. 
-
  Arquivado em função do término da última legislatura, foi desarquivado em
  fevereiro deste ano por solicitação do autor. 
- 20/5/2011: (CCJC) Designado Relator, Dep. Gabriel
  Chalita (PSB-SP). 
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| 
   
20 
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PL 7368/2006 
CPMI -
  Correios 
 | 
  
   
Cria o Sistema Nacional de Combate à Corrupção, a
  Comissão Mista Permanente de Combate à Corrupção, a Base de Dados de Atenção
  Qualificada e o Sistema Integrado de Fiscalização e Acompanhamento de
  Contratos. 
 | 
  
   
-
  Distribuído somente para CCJC (mérito e art. 54, RICD). 
-
  Em novembro/2006, teve Parecer do Relator, Dep. Mendes Ribeiro Filho, pela
  inconstitucionalidade, injuridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela
  rejeição.  
-
  O Parecer ainda não foi votado pela CCJC. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO
  PARECER NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
21 
 | 
  
   
PL 4502/2004 
Dep.
  Perpétua Almeida 
 | 
  
   
Impõe sanções aos administradores municipais que venham
  a praticar ou propiciar desvios na execução de programas sociais, e que
  distribuam benefícios a pessoas que não se enquadram nas exigências legais
  para auferi-los. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP (mérito) e CCJC. 
-
  Em 2005, foi aprovado na CTASP. 
-
  Em 2010, teve parecer favorável na CCJC, mas ainda não foi votado. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO
  PARECER NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
22 
 | 
  
   
PL 4800/2001 
Dep.
  Custódio Matos 
 | 
  
   
Aumenta a pena de reclusão para crimes contra a
  administração pública, buscando ampliar o prazo prescricional contido no
  artigo 109, que regula a prescrição dos crimes pelo máximo da pena privativa
  de liberdade. 
 | 
  
   
-
  Em dezembro/2001 foi aprovado o parecer favorável na CCJC. 
-
  Encontra-se apensado a esta proposição o PL 3779/2008 (do dep. Vital do Rego
  Filho). 
PRONTO PARA PAUTA
  (PLENÁRIO). 
 | 
 
| 
   
23 
 | 
  
   
PL 4613/2001 
Dep.
  Antonio do Valle 
 | 
  
   
Estabelece
  que, para os crimes contra a administração pública, o prazo prescricional
  será contado a partir do dia em que o fato se tornar conhecido. 
 | 
  
   
-
  Tramita apensado ao PL 4313/1998. 
PRONTO PARA PAUTA
  (PLENÁRIO). 
 | 
 
| 
   
24 
 | 
  
   
PL 4313/1998 
Dep.
  Zulaiê Cobra 
 | 
  
   
Estabelece
  que a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, nos crimes
  de falsificação e de uso de documento falso ocorrera da data de sua primeira
  utilização, independentemente da obtenção do proveito ou da produção de dano. 
 | 
  
   
-
  Encontra-se apensado a esta proposição o PL 4613/2001. 
PRONTO PARA PAUTA
  (PLENÁRIO). 
 | 
 
| 
   
25 
 | 
  
   
PL 7873/2010 
Comissão
  de Legislação Participativa 
 | 
  
   
Altera
  a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral), aumentando a pena
  para corrupção eleitoral. 
 | 
  
   
-
  Distribuída apenas para a CCJC (mérito e art. 54, RICD). 
- 14/4/2011: (CCJC) Designado Relator, Dep. Delegado Protógenes (PCdoB-SP). 
 | 
 
3.   PROPOSIÇÕES QUE PROCURAM TIPIFICAR CRIMES DE
CORRUPÇÃO
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE/
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
1 
 | 
  
   
PL 6735/2006 
Dep.
  Carlos Mota 
 | 
  
   
Tipifica
  os crimes de malversação de recursos públicos, dispondo, de forma clara e
  precisa, a definição legal da natureza desse crime, sua abrangência e condições
  de punibilidade. 
 | 
  
   
-
  Distribuída somente para a CCJC 
- Em 2006
  foi aprovado o parecer favorável na CCJC. 
PRONTO PARA A PAUTA (PLENÁRIO), EMBORA O
  AUTOR NÃO TENHA SIDO REELEITO. 
 | 
 
| 
   
2 
 | 
  
   
PL 86/2007 
Dep.
  Neilton Mulin 
 | 
  
   
Dá nova
  redação ao art. 333 do CP, definindo como corrupção ativa o ato de oferecer,
  dar, entregar ou prometer vantagens indevidas a funcionário público para
  determina-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício. 
 | 
  
   
-
  Distribuído somente para a CCJC. 
- em 2007,
  teve o parecer favorável aprovado na CCJC. 
PRONTO PARA A PAUTA (PLENÁRIO) 
 | 
 
| 
   
3 
 | 
  
   
PL 1952/2007 
Poder
  Executivo 
 | 
  
   
Institui o
  regime disciplinar do Departamento de Polícia Federal, tipifica as
  transgressões disciplinares e estabelece sanções, institui a transação
  administrativa disciplinar para as infrações de natureza leve ou média. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP, CSPCCO E CCJC, foi aprovado nas duas primeiras
  Comissões. 
- Em março
  de 2009 foi designado relator, na CCJC, o dep. Marcelo Itagiba. Até o final de
  2010 não havia parecer. 
- Não foi
  arquivada ao término da última legislatura por ser proposição de autoria do
  Executivo. 
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
4 
 | 
  
   
PL 2360/2007 
Dep.
  Eduardo Valverde (falecido) 
 | 
  
   
Tipifica
  como crime a omissão da autoridade que não reduzir as despesas para se
  adequar à LRF; caracteriza como crime de responsabilidade do presidente do
  Tribunal de Contas que deixar de processar e julgar os prefeitos e vereadores
  que descumprirem dispositivos do Decreto-Lei nº 201/67. 
 | 
  
   
-
  Distribuída somente para a CCJC. 
- Em
  outubro de 2008 foi aprovado o parecer favorável na CCJC. PRONTO PARA PAUTA (PLENÁRIO) 
 | 
 
| 
   
5 
 | 
  
   
PL 6826/2010 
Poder
  Executivo 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela
  prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira e dá
  outras providências. 
 | 
  
   
26/2/2010:  (MESA) -  Às Comissões de
  Trabalho, de Administração e Serviço Público; Desenvolvimento Econômico,
  Indústria e Comércio; Finanças e Tributação (Mérito e Art. 54, RICD) e
  Constituição e Justiça e de Cidadania (Mérito e Art. 54, RICD). Em
  consequência, determino a criação de Comissão Especial para apreciar a
  matéria, nos termos do art. 34, II do RICD. Proposição Sujeita à Apreciação
  Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Prioridade. 
26/5/2011: (PLEN)
  Ato da Presidência: Cria Comissão Especial, nos termos do inciso II e do
  § 1º do art. 34 do Regimento Interno.  
 | 
 
4.  PROPOSIÇÕES QUE IMPÕEM MAIOR RIGOR PARA A
LIBERAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS NAS CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA 
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
1 
 | 
  
   
PL 1292/1995 
Proposição
  originária: PLS 163/1995 
Senado 
Ex.
  Senador Lauro Campos- DF (Falecido) 
 | 
  
   
Altera a
  lei das licitações, para obrigar o contratado a cientificar a administração
  pública, em oito dias, as subcontratações que realizar.  
 | 
  
   
- Foi
  distribuída para CTASP, FT e CCJC (também examinará o mérito – art. 32, IV). 
ENCONTRAM-SE
  APENSADOS A ESTE PL AS PROPOSIÇÕES: 
PL-1558/2003,
  PL-1587/2003, PL-1075/2003, PL-1986/ 1999, PL-3790/2000, PL-6932/2002,
  PL-2413/2000, PL-850/1995, PL-1252/1995, PL-2022/1996, PL-3219/2000,
  PL-2023/1996, PL-3232/2000, PL-418/1995, PL-3603/ 1997, PL-2890/2000,
  PL-920/1995, PL-4161/1993, PL-4222/2004, PL-3302/1997, PL-2518/1996, PL-1705/
  1996, PL-2519/1996, PL-2304/2003, PL-1365/1995, PL-2525/2000, PL-1715/1999,
  PL-6/1995, PL-1404/1996, PL-2548/1996, PL-3734/2000, PL-3735/1997,
  PL-1413/1996, PL-1414/1996, PL-4388/ 1994, PL-3787/ 2000, PL-125/2003,
  PL-175/2003, PL-2464/2003, PL-2605/1996, PL-2233/1996, PL-2234/1996, PL-2235/
  1996, PL-2236/1996, PL-2237/ 1996, PL-662/1995, PL-1454/1996, PL-2238/1996,
  PL-3398/1997, PL-3806/ 2000, PL-2622/2000, PL-3040/1997, PL-1468/1999,
  PL-3407/2004, PL-1490/ 1996, PL-1491/1996, PL-1492/ 1996, PL-1493/1996,
  PL-3485/2004, PL-1494/1996, PL-1111/1995, PL-1495/1996, PL-1496/1996,
  PL-1497/ 1996, PL-3841/1997, PL-220/1995, PL-1498/1996, PL-1499/1996,
  PL-1500/1996, PL-1501/1996, PL-3992/ 2004, PL-227/1995, PL-246/1995,
  PL-737/1995, PL-1149/1999, PL-1150/1999, PL-1901/1996, PL-1525/ 1999,
  PL-3117/1997, PL-4001/2001, PL-6957/2002, PL-1253/1995, PL-4521/2001,
  PL-6894/2006, PL-386/2007, PL-482/2007, PL-830/2007, PL-1810/2007, PL
  -4432/2008, PL-5073/2009, PL-6136/2009, PL-7612/10. 
- 27/4/2011 - (CCJC) Designado Relator, Dep. Fabio
  Trad (PMDB-MS). 
 | 
 
| 
   
2 
 | 
  
   
PL 3040/1997  
Ex. Dep.
  Augusto Nardes  
 | 
  
   
Determina
  que seja feito laudo técnico, estabelecendo a relação custo-benefício nas
  licitações de obra pública; estabelece penalidade para os que violarem o
  princípio da economicidade, trazendo prejuízo ao erário.  
 | 
  
   
- Apensado
  ao PL 1292/1995 (conforme relação acima). 
-
  27/4/2011 - (CCJC)
  Designado Relator, Dep. Fabio Trad (PMDB-MS). 
 | 
 
| 
   
3 
 | 
  
   
PL 4249/2008 
Proposição
  originária: PLS 500/2007 
Senador
  Garibaldi Alves Filho 
 | 
  
   
Acrescenta
  dispositivos à Lei nº 8.666,93, para prever a criação de cadastro de pessoas
  físicas ou jurídicas suspensas ou declaradas inidôneas para participar de
  licitações e contratar com a Administração Pública Direta e Indireta. 
 | 
  
   
- A este
  PL estão apensados os Projetos de Lei 1948/2007, 4852/2009 e 4871/2009. 
AGUARDA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE FINANÇAS E
  TRIBUTAÇÃO. SE APROVADA, SEGUE PARA A CCJC. 
 | 
 
| 
   
4 
 | 
  
   
PL 1948/2007 
Dep.
  Eduardo Valverde (falecido) 
 | 
  
   
Altera
  artigo da Lei nº 8.666/1993, para dispor sobre a anotação, em registro
  cadastral, de sanções aplicadas a contratados pela Administração. 
 | 
  
   
- Tramita apensado
  ao PL 4249/2008 (do Senador Garibaldi Alves). 
AGUARDA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE FINANÇAS E
  TRIBUTAÇÃO. SE APROVADA, SEGUE PARA A CCJC. 
 | 
 
| 
   
5 
 | 
  
   
PL 4852/2009 
Dep. Dimas
  Ramalho 
 | 
  
   
Alterando
  a Lei nº 8.429/1992, cria o Cadastro Nacional de Pessoas Físicas e Jurídicas
  Proibidas de Contratar, de Receber Benefícios ou Incentivos Fiscais ou
  Creditícios por prazo determinado. 
 | 
  
   
- Tramita
  apensado ao PL 4249/2008 (do Senador Garibaldi Alves). 
AGUARDA VOTAÇÃO NA CFT. SE APROVADA, SEGUE
  PARA A CCJC. 
 | 
 
| 
   
6 
 | 
  
   
PL 4871/2009  
Dep. Paulo
  Rubem Santiago e Antônio Carlos Biscaia 
 | 
  
   
Restringe
  a penalidade dos licitantes suspensos temporariamente apenas ao órgão que
  aplicou a sanção, estendendo a sanção a toda a Administração Pública, aos que
  sejam declarados inidôneos para licitar. 
 | 
  
   
- Tramita
  apensado ao PL 4249/2008 (de autoria do Senador Garibaldi Alves Filho). 
- Aguarda
  votação do parecer favorável na Comissão de Finanças e Tributação. Se
  aprovado, segue para a CCJC (apreciação conclusiva pelas comissões). 
AGUARDA VOTAÇÃO NA CFT. 
 | 
 
| 
   
7 
 | 
  
   
PL 3453/2008 
Proposição
  originária: PLS 624/2007 
Sen. Tasso
  Jereissati  
 | 
  
   
Exige que
  para a contratação de obras e serviços e para a aquisição de bens, com
  emprego de recursos públicos, as entidades signatárias de convênios, acordos
  e ajustes, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e as
  Organizações Sociais, cumpram os critérios estabelecidos na Lei de
  Licitações.  
 | 
  
   
- Encontram-se
  apensados a este PL os seguintes Projetos de Lei: PL  259/2007 e PL  2819/2008. 
- Foi
  distribuído para as seguintes Comissões: CTASP, FT e CCJC. 
- Foi
  aprovado na CTASP. 
- Na CFT
  teve parecer favorável do Relator dep. Márcio Reinaldo Moreira, mas  o parecer ainda não foi votado. 
- 11/5/2011:  (CFT) Devolvido ao Relator,
  Dep. Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG)  
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER FAVORÁVEL NA
  CFT. SE APROVADO, SEGUIRÁ PARA CCJC. 
 | 
 
| 
   
8 
 | 
  
   
PL 259/2007 
Dr.
  Rosinha 
 | 
  
   
Cria a
  modalidade de concurso de projetos sociais como forma de licitação para
  realização de convênios, acordos e ajustes com entidades sem fins lucrativos. 
 | 
  
   
- Tramita
  apensado ao PL 3453/2008 (do Senador Tasso Jereissati). 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER FAVORÁVEL NA
  CFT. SE APROVADO, SEGUIRÁ PARA CCJC 
 | 
 
| 
   
9 
 | 
  
   
PL 2819/2008 
Dep.
  Renato Molling 
 | 
  
   
Exige que
  para a contratação de obras e serviços e para aquisição de bens, com emprego
  de recursos públicos, as entidades signatárias de convênios, acordos e
  ajustes, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e as
  Organizações Sociais, cumpram os critérios estabelecidos na Lei de
  Licitações. 
 | 
  
   
- Tramita
  apensado ao PL 3453/2008 (do Senador Tasso Jereissati). 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER FAVORÁVEL NA
  CFT. SE APROVADO, SEGUIRÁ PARA CCJC. 
 | 
 
5.  PROPOSIÇÕES VOLTADAS PARA O COMBATE AO CRIME
DE LAVAGEM DE DINHEIRO 
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
1 
 | 
  
   
PLS 51/2005 
(Não foi
  encaminhada à Câmara) 
Sen. Pedro
  Simon 
 | 
  
   
Cria
  obrigações a serem cumpridas pelas instituições financeiras autorizadas a
  funcionar pelo Banco Central. 
 | 
  
   
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC DO
  SENADO 
 | 
 
| 
   
2 
 | 
  
   
PL 6577/2009 
Origem:
  PLS 476/2003 
Senado
  Federal - Sen. Gerson Camata 
 | 
  
   
Cria
  procedimento penal próprio para os crimes de lavagem de dinheiro. 
 | 
  
   
- Na
  Câmara foi distribuída para as Comissões: CSPCCO e CCJC. 
- Em maio
  de 2010 foi aprovado o parecer favorável na CSPCCO. 
NA CCJC, AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DE RELATOR. 
 | 
 
| 
   
3 
 | 
  
   
PL 3443/2008 
Origem:
  PLS 209/2003 
Sen.
  Antônio Carlos Valadares 
 | 
  
   
Procura
  tornar mais eficiente a perseguição penal dos crimes de lavagem de dinheiro. 
 | 
  
   
- Na
  Câmara, foi aprovada pelas Comissões CSPCCO E CCJC. 
PRONTA PARA PAUTA (PLENÁRIO) 
 | 
 
| 
   
4 
 | 
  
   
PL 3160/2004 
Ex- Dep.
  Zaratini 
 | 
  
   
Inclui,
  dentre os crimes de lavagem de dinheiro, aqueles cometidos contra a ordem
  econômica e tributária e contra a previdência social. 
 | 
  
   
- Foi
  distribuída somente para a CCJC, onde teve parecer favorável aprovado em
  julho de 2006. 
PRONTA PARA A PAUTA (PLENÁRIO) 
 | 
 
6.
PROPOSIÇÕES QUE ESTABELECEM MAIOR TRANSPARÊNCIA COM GASTOS PÚBLICOS (INCLUINDO
CARTÕES CORPORATIVOS) OU EM CAMPANHAS ELEITORAIS
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO E AUTOR  
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA 
 | 
  
   
TRÃMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
1 
 | 
  
   
PL 196/2007 
Dep.
  Sandes Junior 
 | 
  
   
Revoga
  dispositivos da lei 9.504/97 (eleitoral); Estabelece normas restritivas de
  gastos, mecanismos de transparência e apenamento voltadas para a
  responsabilidade em campanhas eleitorais. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para a CCJC (apreciação pelo Plenário). Foi designado relator o
  dep. Arnaldo Faria de Sá, mas até o final de 2010, ele não apresentou
  relatório. 
- Em
  31/01/2011 foi arquivado (art. 105 do RICD), mas já foi desarquivada por
  solicitação do autor. 
AGUARDA PARECER NA CCJC (mesmo relator). 
 | 
 
| 
   
2 
 | 
  
   
PL 1731/2007  
Dep.
  Augusto Carvalho  
 | 
  
   
Torna
  obrigatório o registro dos dados sobre a execução orçamentária e movimentação
  financeira, das empresas estatais federais, em todos os níveis de acesso, no
  SIAFI.  
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP, CFT E CCJC. 
- Foi
  aprovado na CTASP. 
- Em
  novembro de 2007 foi encaminhado para a CFT. Em agosto de 2010 teve parecer
  favorável na CFT, mas, até o final de 2010, o parecer não foi votado. 
- Foi
  arquivado em face do término da legislatura passada, sendo desarquivado em
  março, por solicitação do autor. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CFT. 
 | 
 
| 
   
3 
 | 
  
   
PL 2234/2007 
Dep.
  Eduardo Nogueira 
 | 
  
   
Procura
  garantir mais transparência no uso de cartões corporativos. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP, CFT e CCJC. 
- A este
  PL estão apensados os seguintes PLs: PL 2739/2008, PL 2748/2008, PL 2927/2008
  e PL 3296/2008. 
- Em 2009,
  na CTASP, tanto esta proposição quanto os apensados tiveram parecer pela
  rejeição (relator dep. Eudes Xavier). Até o final de 2010, não foi votado. 
- Em
  31/01/2011 foi arquivado (art. 105 do RICD). Em fevereiro/2011 foi desarquivado
  por pedido do autor. 
-
  5/5/2011: (CTASP) O
  Presidente, Dep. Silvio Costa (PTB-PE), avocou a relatoria desta proposição
  nos termos do Art. 41, VI do RICD.  
 | 
 
| 
   
4 
 | 
  
   
PL 2739/2008 
Dep.
  Antonio Carlos Mendes Thame 
 | 
  
   
Regulamenta
  o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, para regular a utilização dos
  cartões de crédito corporativos ou cartão de pagamento do governo. 
 | 
  
   
- A
  proposição encontra-se apensada ao PL 2234/2007; 
-
  5/5/2011: (CTASP) O
  Presidente avocou a relatoria desta proposição nos termos do Art. 41, VI do
  RICD. 
 | 
 
| 
   
5 
 | 
  
   
PL 2748/2008 
Dep. Índio
  da Costa  
 | 
  
   
Proíbe o
  saque em espécie das contas dos cartões corporativos no âmbito do Poder
  Executivo. 
 | 
  
   
- A
  proposição encontra-se apensada ao PL 2234/2007; 
-
  5/5/2011: (CTASP) O
  Presidente avocou a relatoria desta proposição nos termos do Art. 41, VI do
  RICD. 
 | 
 
| 
   
6 
 | 
  
   
PL 3296/2008  
Davi
  Alcolumbre  
 | 
  
   
Visa
  limitar o uso do cartão corporativo – permitindo somente para o primeiro
  escalão.  
 | 
  
   
- Foi
  apensado ao PL 2234/2007 (dep. Duarte Nogueira). 
-
  5/5/2011: (CTASP) O
  Presidente avocou a relatoria desta proposição nos termos do Art. 41, VI do
  RICD. 
 | 
 
| 
   
7 
 | 
  
   
PL 1544/2007  
Dep. Lelo
  Coimbra  
 | 
  
   
Cria o
  Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa.  
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP e CCJC (apreciação conclusiva pelas comissões) 
- foi
  aprovado na CTASP. Em junho de 2009 teve parecer favorável na CCJC (relator
  dep. Efraim Filho), mas até o final de 2010 o parecer não foi votado. 
-Arquivado
  em face do fim da legislatura, foi desarquivado por solicitação do autor. 
AGUARDA VOTAÇÃO NA CCJC (continua o
  relator). 
 | 
 
| 
   
8 
 | 
  
   
PL 1311/2007 
Dep. Luiz
  Carlos Rauly  
 | 
  
   
Determina
  ao TCU a criação de uma homepage para divulgação de dados e informações sobre
  arrecadação,, execução, balanço, orçamento e relações de compras por parte
  dos órgãos públicos.  
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP, CFT e CCJC. 
- Foi
  aprovado nas duas primeiras Comissões.  
- Em julho
  de 2010 teve parecer favorável na CCJC , na forma do Substitutivo (relator
  dep. Roberto Magalhães), mas até o final de 2010 o parecer não foi votado.  
- O dep.
  Roberto Magalhães (relator) não foi reeleito para a atual legislatura, um
  novo relator deverá ser designado. 
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
9 
 | 
  
   
PLP 510/2009 
Dep.
  Francisco Praciano 
 | 
  
   
Entre
  outras providências proíbe os repasses de recursos públicos da União,
  Estados, Distrito Federal e Municípios para ONGs dirigidas por políticos com
  mandato, seus cônjuges e parentes. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para as Comissões CFT (mérito) e CCJC (mérito e art. 54, RICD). Aprovado
  na CFT.  
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
10 
 | 
  
   
PL 3877/2004 
Senado
  Federal – CPI DAS ONGS 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre o registro, fiscalização e controle das Organizações
  Não-Governamentais. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP, CSSF, CFT e CCJC (também análise do mérito, conforme
  despacho da presidência). Ssujeita à apreciação do Plenário. 
- Estão
  apensados a este PL os seguintes PLs: 
PL 2312/2003; 
  PL 3841/2004;  PL 3982/2004; PL
  4259/ 2004;  PL 4574/2004;  PL 611/2007;  PL 644/2007;  PL 1880/2007;  PL 2118/2007; PL 4366/2008; PL 4507/ 2008,
  PL 5070/2009 e PL 5950/2009. 
- Até a
  presente data, só foi apreciado na CTASP. O parecer aprovado é pela aprovação
  do Projeto Principal (PL 3877/2004) e pela rejeição do PL 2312/2003, do PL
  3841/2004, do PL 3982/2004, do PL 4259/2004, do PL 4574/2004, do PL 611/2007
  e do PL 644/2007. 
AGUARDA PARECER NA COMISSÃO DE SEGURIDADE
  SOCIAL E FAMÍLIA (CSSF). 
 | 
 
| 
   
11 
 | 
  
   
PL 2312/2003 
Comissão
  de Legislação Participativa 
 | 
  
   
Cria o
  Cadastro Nacional das Organizações Não-Governamentais. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
12 
 | 
  
   
PL 3841/2004 
Dep. José
  Santana de Vasconcelos 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre as regras para registro de ONGs e estabelece normas para celebração de
  convênio entre aquelas e o Poder Público. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
13 
 | 
  
   
PL 3982/2004 
Dep. Ivan
  Ranzolin 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a obrigatoriedade de cadastramento pelo Poder Executivo de ONGs
  estrangeiras que atuem ou pretendam atuar no Brasil. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
14 
 | 
  
   
PL 4259/2004 
Dep.
  Antonio Carlos Mendes Thame 
 | 
  
   
Altera o
  Código Civil, para estender a fiscalização do Ministério Público às ONGs que
  realizem parcerias com o Poder Público. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
15 
 | 
  
   
PL 4574/2004 
Dep.
  Ronaldo Vasconcellos. 
 | 
  
   
Torna
  possível às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, manter a
  qualificação obtida com base em diplomas legais diversos. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
16 
 | 
  
   
PL 611/2007 
Dep.
  Sebastião Bala Rocha 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre as organizações não-governamentais estrangeiras e cria o Registro
  Nacional de ONGs. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
17 
 | 
  
   
PL 644/2007 
Dep. Índio
  da Costa 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a caracterização das ONGs para efeito de contratação com o Poder
  Público. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
18 
 | 
  
   
PL 1880/2007 
Dep. Lira
  Maia 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre o funcionamento das ONGs. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
19 
 | 
  
   
PL 2118/2007 
Dep. João
  Bittar 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a criação de Cadastro Nacional Único das Organizações
  Não-Governamentais. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
20 
 | 
  
   
PL 4366/2008 
Dep.
  Rodovalho 
 | 
  
   
Estabelece
  exigência para entidades compostas de estrangeiros que atuem na Amazônia Legal. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO) 
 | 
 
| 
   
21 
 | 
  
   
PL 4507/2008 
Dep.
  Osório Adriano 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a criação, organização e funcionamento das Organizações
  Não-Governamentais. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
22 
 | 
  
   
PL 5070/2009 
Dep.
  Osório Adriano 
 | 
  
   
Acrescenta
  o Inciso VII ao art. 2º da Lei nº 6.634/1979, para estender a competência do
  Conselho de Segurança Nacional no que tange à instalação e controle das ONGs
  e entidades similares, criadas ou administradas por estrangeiros. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
23 
 | 
  
   
PL 5950/2009 
Dep.
  Francisco Praciano 
 | 
  
   
Obriga os
  órgãos da administração pública a realizarem concurso de projetos para contratação
  de ONGs. Determina maior participação dos conselhos de políticas públicas na
  fiscalização destas contratações. 
 | 
  
   
APENSADO AO PL 3877/2004 (DO SENADO). 
 | 
 
| 
   
24 
 | 
  
   
Sugestão 182/2009 
Autor:
  Associação Brasil Legal 
(Comissão
  de Legislação Participativa) 
 | 
  
   
Sugere PL
  que dispõe sobre a política nacional de controle popular dos atos dos poderes
  públicos e de combate à corrupção e desperdício de dinheiro público na
  Administração Pública, diretamente pelo cidadão eleitor e por associações
  representativas da sociedade. 
 | 
  
   
-
  Aprovado, na CLP, o parecer PELA
  REJEIÇÃO da dep. Luiza Erundina. 
AGUARDA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE LEI. 
 | 
 
| 
   
25 
 | 
  
   
PL-219/2003 
Reginaldo Lopes - PT /MG 
(PLC 41/2010)  
 | 
  
   
Regulamenta
  o inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal, dispondo sobre prestação
  de informações detidas pelos órgãos da Administração Pública. Fixa o prazo
  máximo de 15 (quinze) dias úteis para prestação de informações. Regulamenta a
  Constituição Federal de 1988. 
 | 
  
   
29/4/2010:
  (MESA) -  Remessa ao Senado Federal por meio do Ofício nº
  373/10/PS-GSE. 
No Senado,
  o PL recebeu o número PLC 41/2010
  e se encontra na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.  
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR NO SENADO. 
 | 
 
| 
   
26 
 | 
  
   
PLP – 61/2011 
Reguffe – PDT/DF 
 | 
  
   
Altera o
  inciso I do art. 48-A da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, para
  incluir informações pormenorizadas nos meios eletrônicos de acesso público,
  acerca dos gastos públicos, especificando os valores pagos de cada produto ou
  serviço adquirido pelos entes da Federação. 
 | 
  
   
- Em 26/5/2011
  foi apresentado o Projeto de Lei Complementar. 
AGUARDA O DESPACHO DA MESA SOBRE O RITO DE
  TRAMITAÇÃO E AS COMISSÕES POR ONDE VAI TRAMITAR A PROPOSTA 
 | 
 
7.
PROPOSIÇÕES DE COMBATE AO NEPOTISMO
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA 
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PEC 334/1996 
Ex- dep.
  Aldo Arantes 
 | 
  
   
Proíbe a
  prática de nepotismo na Administração pública (Veda a nomeação de parentes de
  autoridades para cargos em comissão e funções de confiança). 
 | 
  
   
-
  Encontram-se apensadas a esta PEC as seguintes PECs: PEC 558/1997; 
PEC
  101/1999; PEC 549/2002; PEC 128/2003 e 193/2003. 
- A
  Comissão Especial criada para apreciar essa proposição (dep. Relator Arnaldo
  Faria de Sá) ofereceu SUBSTITUTIVO. 
- A PEC (e
  suas apensadas) – na forma do SUBSTITUTIVO - já estiveram em pauta inúmeras
  vezes, mas nunca se conseguiu finalizar a discussão em 1º turno. 
PRONTA PARA PAUTA (PLENÁRIO). 
 | 
 
8.  PROPOSIÇÕES QUE TRATAM DAS QUESTÕES DO FORO
PRIVILEGIADO E DECORO PARLAMENTAR
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PL 242/2007 
Dep. Lelo
  Coimbra 
 | 
  
   
Estabelece
  que os agentes políticos estão sujeitos à Lei de Improbidade  Administrativa e que as ações judiciais
  terão prioridade de processamento e julgamento. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para CTASP e CCJC (apreciação conclusiva pelas Comissões). 
- Foi
  aprovado na CTASP na forma do Substitutivo apresentado. 
- Em
  dezembro de 2010 foi encaminhado para CCJC, mas não foi designado Relator nessa
  Comissão.  
-
  Arquivado em face do término da legislatura passada mas desarquivado por
  solicitação do autor. 
-
  20/5/2011:
  (CCJC)   Designado Relator, Dep. Odair Cunha (PT-MG)  
 | 
 
| 
   
02 
 | 
  
   
PEC 470/2005 
Dep.
  Anselmo de Jesus 
 | 
  
   
Extingue o
  foro privilegiado para deputado federal e senador. 
 | 
  
   
-
  Encontram-se apensadas a essa Proposição a PEC 78/2007 e 119/2007. 
- em
  junho/2010 teve parecer pela admissibilidade na CCJC (relator dep. Efraim
  Filho), mas até o final de 2010 não foi votado na Comissão. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
03 
 | 
  
   
PL 767/2007 
Comissão
  de Legislação Participativa 
 | 
  
   
Aplica a
  lei da improbidade administrativa ao agente político detentor de mandato. 
 | 
  
   
- Tramita
  apensado ao PL 242/2007 (dep. Lelo Coimbra). 
- 20/5/2011:
  (CCJC) -  Designado
  Relator, Dep. Odair Cunha (PT-MG)  
 | 
 
| 
   
04 
 | 
  
   
PEC 548/2006 
Dep.
  Mendes Thame 
 | 
  
   
Inclui a
  conduta incompatível com o decoro parlamentar, desde o registro da
  candidatura, a prática de delitos, ainda que a pena aplicável esteja
  prescrita; concede ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar poderes de
  investigação próprios das autoridades judiciais. 
 | 
  
   
- A esta
  proposição encontra-se apensada a PEC 76/2007. 
- Em
  novembro de 2007 teve parecer pela admissibilidade na CCJC. 
AGUARDA CRIAÇÃO DE COMISSÃO TEMPORÁRIA. 
 | 
 
| 
   
05 
 | 
  
   
PEC 76/2007 
Dep.
  Dagoberto 
 | 
  
   
Caracteriza
  como quebra de decoro o recebimento de vantagens indevida, por senadores ou
  deputados, mesmo antes do exercício do mandato. 
 | 
  
   
-
  Encontra-se apensada à PEC 548/2006 
AGUARDA CRIAÇÃO DE COMISSÃO TEMPORÁRIA. 
 | 
 
| 
   
06 
 | 
  
   
PEC 78/2007 
Dep. Paulo
  Rubem Santiago 
 | 
  
   
Determina
  que os  deputados e senadores sejam
  processados e julgado pelo STF “a partir da posse e somente nos casos
  relacionados com o exercício do mandato”. 
 | 
  
   
-
  Encontra-se apensada à PEC 470/2005 (do dep. Anselmo de Jesus). 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER FAVORÁVEL NA
  CCJC. 
 | 
 
| 
   
07 
 | 
  
   
PL 2850/2008 
Dep. Onyx
  Lorenzoni 
 | 
  
   
Caracteriza
  como crime contra a lei orçamentária a utilização das emendas parlamentares à
  lei orçamentária como instrumento de barganha para influir na apreciação de
  proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional ou em cada uma
  das suas Casas. 
 | 
  
   
- A esta
  proposição foi apensado o PL 2851/2008 
-
  Distribuída para CTASP e CCJC. 
- Foi
  aprovada na CTASP. 
- 20/5/2011:
  (CCJC)  Designado Relator, Dep.
  Efraim Filho (DEM-PB)  
 | 
 
| 
   
08 
 | 
  
   
PL 2851/2008 
Dep. Onyx
  Lorenzoni 
 | 
  
   
Caracteriza
  como crime contra os princípios da administração pública a utilização das
  emendas parlamentares à Lei Orçamentária como instrumento de barganha para
  influir na apreciação de proposições legislativas em tramitação no Congresso
  Nacional ou em cada uma das suas Casas (compra de votos). 
 | 
  
   
- Apensado
  ao PL 2850/2008. 
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC. 
 | 
 
9.  PROPOSIÇÕES QUE ESTABELECEM PUNIÇÃO À PESSOA
JURÍDICA
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PL 1142/2007 
Dep. Henrique
  Fontana 
 | 
  
   
Tipifica o
  crime de corrupção das pessoas jurídicas em face da administração pública,
  responsabilizando criminalmente as empresas que praticam corrupção. 
 | 
  
   
-
  Proposição distribuída para CTASP, CDEIC e CCJC (mérito e art. 54, RICD),
  estando sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões. 
- Na
  CTASP, a proposição foi aprovada, com emenda. 
- Na CDEIC
  foi aprovada. 
ENCONTRA-SE NA CCJC, AGUARDANDO PARECER. 
 | 
 
10.  PROPOSIÇÕES QUE ESTABELECEM REGRAS PARA O
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PL
  1538/2007 
Dep.
  Alexandre Silveira 
 | 
  
   
Estabelece
  normas para o financiamento público de campanhas eleitorais para eleições
  majoritárias, e a utilização de recursos exclusivamente privados nas eleições
  proporcionais. 
 | 
  
   
- A
  proposição foi distribuída para CFT e CCJC (mérito e art. 54, RICD), estando
  sujeita à apreciação pelo Plenário. 
- A esta
  proposição foram apensados os seguintes PLs: PL 2222/2007, PL 2953/2008, PL
  3103/2008, PL 4263/2008, PL 4634/2009 (do Executivo), PL 4883/ 2009, PL
  6186/2009, PL 6736/2010 e PL 260/2011. 
- Em
  dezembro/2010, o relator na CFT, dep. Ricardo Berzoini, apresentou parecer
  pela aprovação, na forma do SUBSTITUTIVO.  
- Em
  22/03/2011, a proposta foi devolvida ao relator para manifestar-se a respeito
  do PL 260/2011, apensado. 
ENCONTRA-SE NA CFT, AGUARDANDO PARECER. 
 | 
 
| 
   
02 
 | 
  
   
PL 2953/2008 
Dep.
  Antônio Bulhões 
 | 
  
   
Acrescenta
  dispositivos à Lei nº 9.504/97 (eleitoral). Proíbe o recebimento, por parte
  dos partidos e candidatos, de doações de pessoas físicas ou jurídicas
  devedoras a qualquer título a órgãos ou entidades da administração pública. 
 | 
  
   
- A esta
  proposição foi apensado o PL 4966/2009. 
- Foi
  apensado ao PL 1538/2007. 
NA CFT, AGUARDANDO PARECER. 
 | 
 
| 
   
03 
 | 
  
   
PL 2958/2008 
Dep. Chico
  Alencar e dep. Luciana Genro. 
 | 
  
   
Proíbe que
  sejam utilizados recursos do fundo partidário para pagar bebidas alcoólicas,
  e para adquirir bens ou serviços de luxo ou voluptuários. 
 | 
  
   
- A esta
  proposição foi apensado o PL 6084/2009 (do dep. Raul Jungman). 
-
  Distribuída apenas para a CCJC (mérito e art. 54, RICD), sujeita à apreciação
  pelo Plenário. 
- Em
  novembro/2009, a proposição foi aprovada na CCJC na forma do Substitutivo
  apresentado. Até o final de 2010, o parecer não foi votado na Comissão. 
-
  Arquivada em face do término da legislatura passada, foi desarquivada por
  solicitação do autor. 
NA CCJC, Á ESPERA DE VOTAÇÃO DO PARECER. 
 | 
 
11.  PROPOSIÇÕES QUE GARANTEM PROTEÇÃO A
TESTEMUNHAS NOS CASOS DE CRIMES DE CORRUPÇÃO
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PL 2332/2007 
Dep.
  Praciano 
 | 
  
   
Inclui os
  peritos entre as pessoas que podem ser beneficiadas pelo programa federal de
  assistência a vítimas e a testemunhas ameaçadas. 
 | 
  
   
-
  Proposição distribuída para CSPCCO e CCJC – apreciação conclusiva pelas
  Comissões. 
- Aprovada
  pelas Comissões, foi remetida ao Senado em março/2011. 
AGUARDA RETORNO DO SENADO. 
 | 
 
| 
   
02 
 | 
  
   
PEC 445/97 
Dep.
  Gonzaga Patriota 
 | 
  
   
Estabelece
  garantias a servidor público que denunciar apropriação ou desvio de bens ou
  valores públicos. 
 | 
  
   
- Em março
  de 2003, o relator na CCJC, dep. Edmar Moreira, apresentou parecer pela
  inadmissibilidade. Em abril/2003, o parecer foi aprovado pela CCJC. 
- Em
  maio2003, o autor, dep. Gonzaga Patriota, recorreu contra o parecer. 
- Em
  janeiro de 2007 e janeiro de 2011, a Proposta foi arquivada (art. 105 do
  Regimento Interno), sendo desarquivada, em ambas as vezes, por solicitação do
  autor. 
- Até o
  presente momento não foi apreciado o Recurso pelo Plenário. 
AGUARDA DELIBERAÇÃO DO RECURSO 
 | 
 
12.  PROPOSIÇÕES QUE ALTERAM A FORMA DE ESCOLHA E
NOMEAÇÃO DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS OU CRIAM O CONSELHO NACIONAL DOS
TRIBUNAIS DE CONTAS
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
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TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
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01 
 | 
  
   
PEC
  556/1997 
Dep. Roberto Pessoa  
 | 
  
   
Altera o §
  2º do art. 73, da Constituição Federal, para determinar que os Ministros do
  Tribunal de Contas da União sejam escolhidos exclusivamente pelo Congresso
  Nacional. 
 | 
  
   
- Estão
  apensadas à esta PEC as seguintes Propostas: PEC 427/2005, PEC 123/1999, PEC
  209/2003, PEC 229/2004, PEC 222/2003 e PEC 531/2006. 
- Em
  maio/2009, o relator na CCJC, dep. Eduardo Cunha, apresentou parecer pela
  admissibilidade da PEC principal e das apensadas. Até o final de 2010 não foi
  votado o parecer. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
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02 
 | 
  
   
PEC 316/2008 
Dep.
  Francisco Praciano 
 | 
  
   
Estabelece
  que sete dos nove ministros que compõe o TCU sejam escolhidos pelo Congresso
  Nacional, dentre os indicados em listas encaminhadas pelos Conselhos Federais
  de Contabilidade, de Economia, de Administração e da OAB. 
OBS.: As
  normas estabelecidas para a União aplicam-se aos Estados e ao DF. Se aprovada
  a PEC, os governadores não mais poderão indicar membros para os TCEs e,
  ainda, 5 dos 7 conselheiros estaduais serão escolhidos pelas Assembléias
  Legislativas, dentre os indicados em listas encaminhadas pelos Conselhos
  Regionais de Contabilidade, de Economia, de Administração e pelo Conselho
  Seccional da OAB. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
- Também
  estão apensadas à PEC 556/1997 as seguintes Propostas: PEC 427/2005, PEC
  123/1999, PEC 209/2003, PEC 229/2004, PEC 222/2003 e PEC 531/2006. 
- Em
  maio/2009, o relator na CCJC, dep. Eduardo Cunha, apresenta parecer pela
  admissibilidade da PEC principal (PEC 556/1997) e das apensadas. 
- Até o
  final de 2010 não foi votado o parecer na CCJC. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
 | 
 
| 
   
03 
 | 
  
   
PEC 123/1999 
Dep. Dr.
  Evilásio 
 | 
  
   
Dispõe que
  os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos mediante
  realização de concurso público de provas e títulos. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
 | 
 
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04 
 | 
  
   
PEC 209/2003 
Dep.
  Reinaldo Betão 
 | 
  
   
Determina
  que os Conselheiros dos TCEs, do DF e dos Conselhos de Contas dos Municípios
  sejam escolhidos por meio de concurso público. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
 | 
 
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05 
 | 
  
   
PEC 222/2003 
Dep.
  Renato Casagrande 
 | 
  
   
Dispõe que
  os Ministros membros do TCU denominar-se-ão "Ministros-Auditores" e
  serão escolhidos mediante concurso público. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC 
 | 
 
| 
   
06 
 | 
  
   
PEC 229/2004 
Dep.
  Eduardo Paes 
 | 
  
   
Modifica e
  dispõe sobre o controle interno e externo, o processo orçamentário e a
  transparência fiscal, e dá outras providências. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
 | 
 
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07 
 | 
  
   
PEC 427/2005 
Dep.
  Vanessa Grazziotin 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a aplicação de concurso público para escolha de 3 Ministros do TCU. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC. 
 | 
 
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08 
 | 
  
   
PEC 531/2006 
Dep. Lino
  Rossi 
 | 
  
   
Condiciona
  o provimento de cargos de ministros e conselheiros dos Tribunais de Contas à
  prévia aprovação em concurso público de provas e títulos. 
 | 
  
   
- A
  Proposta tramita apensada à PEC 556/1997. 
AGUARDA VOTAÇÃO DO PARECER NA CCJC 
 | 
 
| 
   
09 
 | 
  
   
PEC 28/2007 
Dep. Vital
  do Rego Filho 
 | 
  
   
Cria o
  Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, Órgão externo de controle das
  Cortes de Contas. 
 | 
  
   
- A esta
  Proposta foi apensada a PEC 146/2007. 
- Em setembro/2007
  foi aprovada na CCJC e em junho de 2008 foi criada Comissão Especial. 
- Em
  setembro de 2009, o relator na Comissão Especial, dep. Júlio Delgado,
  apresentou Relatório pela aprovação desta, da PEC 146 e de algumas emendas
  apresentadas, com SUBSTITUTIVO. 
PRONTA PARA PAUTA. 
 | 
 
| 
   
10 
 | 
  
   
PEC 146/2007 
Dep.
  Jackson Barreto 
 | 
  
   
Cria o
  Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, Órgão externo de controle das
  Cortes de Contas. 
 | 
  
   
- Tramita
  apensada à PEC 28/2007, que já foi aprovada em Comissão Especial e aguarda
  votação em Plenário. 
PRONTA PARA PAUTA  
 | 
 
| 
   
11 
 | 
  
   
PEC 75/2007 
Dep. Alice
  Portugal 
 | 
  
   
Cria a
  Auditoria de Controle Externo no âmbito dos Tribunais de Contas da União e
  dos Estados. 
 | 
  
   
- Em
  novembro/2007, o relator na CCJC, dep. Flávio Dino, apresentou parecer pela
  admissibilidade. Até o final de 2010, o referido parecer não foi votado. 
-
  Arquivada em razão do término da legislatura passada, foi desarquivada em
  fevereiro deste ano por solicitação da autora. 
AGUARDA DESIGNAÇÃO DE RELATOR NA CCJC, JÁ
  QUE O DEP. FLÁVIO DINO NÃO FOI REELEITO PARA A ATUAL LEGISLATURA. 
 | 
 
13.  PROPOSIÇÕES QUE ESTABELECEM RESTRIÇÕES A
OCUPANTES DE CARGOS PÚBLICOS COM ACESSO A INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PL 7528/2006 
Poder
  Executivo 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder
  Executivo Federal e impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou
  emprego. 
 | 
  
   
- Distribuído para CTASP (mérito) e
  CCJC (art, 54, RICD) – apreciação conclusiva pelas Comissões. 
- Em
  setembro/2007 foi aprovado o parecer favorável na CTASP. 
- Em
  dezembro/2007 foi aprovado o parecer favorável na CCJC. 
- Em
  fevereiro/2008 o dep. Rodrigo Maia apresentou recurso contra a apreciação
  conclusiva da CTASP. 
AGUARDA DELIBERAÇÃO DO RECURSO. 
 | 
 
14.  ALGUMAS PROPOSIÇÕES ARQUIVADAS
| 
   | 
  
   
PROPOSIÇÃO
  E AUTOR 
 | 
  
   
TEOR DA
  PROPOSTA  
 | 
  
   
TRÂMITE /
  SITUAÇÃO 
 | 
 
| 
   
01 
 | 
  
   
PL 333/2007 
Dep. Paulo
  Piau 
 | 
  
   
Dá
  prioridade de tramitação aos procedimentos judiciais em que figurem como réus
  governadores, prefeitos e outros agentes políticos.  
 | 
  
   
-
  Encontram-se apensados a este PL os Projetos de Lei de números 735/2007 e
  1277/2007. 
- ARQUIVADO (ART. 105 DO RI). O dep.
  Paulo Piau foi reeleito para o atual mandato, mas ainda não solicitou
  desarquivamento. 
 | 
 
| 
   
02 
 | 
  
   
PL 735/2007 
Dep. Regis
  de Oliveira  
 | 
  
   
Dá
  prioridade de tramitação aos procedimentos judiciais em que figurem como réus
  governadores, prefeitos e outros agentes políticos.  
 | 
  
   
- Encontra-se
  apensado ao PL 333/2007. 
Obs.: O
  autor não foi reeleito para o atual mandato. 
ARQUIVADO NOS TERMOS DO ART. 105 DO RICD. 
 | 
 
| 
   
03 
 | 
  
   
PL 1277/2007  
Dep.
  Antônio Carlos Pannunzio  
 | 
  
   
Determina
  prioridade nos processos por crimes praticados por autoridades públicas.  
 | 
  
   
Projeto
  apensado ao PL 333/2007 (também arquivado) 
ARQUIVADO (ART. 105 DO RI). O AUTOR NÃO FOI
  REELEITO PARA O ATUAL MANDATO. 
 | 
 
| 
   
04 
 | 
  
   
PL 4641/2004 
Ex-deputados
  Babá, Luciana Genro e João Fontes 
 | 
  
   
Acrescenta
  dispositivos no Código Penal, tipificando como hediondo o crime de corrupção
  passiva  
 | 
  
   
ARQUIVADO (ART. 105 DO RI). NENHUM DE SEUS
  AUTORES FOI REELEITO PARA O ATUAL MANDATO.  
 | 
 
| 
   
05 
 | 
  
   
PLS 230/2005  
Obs,: Não
  foi remetido para a CD. 
Sen. Hélio
  Costa  
 | 
  
   
Dispõe que
  os crimes de corrupção na administração pública são inafiançáveis e
  imprescritíveis. 
 | 
  
   
ARQUIVADO EM FACE DO TÉRMINO DA LEGISLATURA
  2003-2010. O AUTOR NÃO FOI REELEITO. 
 | 
 
| 
   
06 
 | 
  
   
PL 6257/2002 
Dep.
  Moroni Torgan 
 | 
  
   
Acrescenta
  dispositivo ao Código Penal. Dispõe que o condenado por Crime contra a
  Administração Pública terá a progressão de regime condicionada à reparação do
  dano que causou, ou à devolução do benefício que auferiu. 
 | 
  
   
- Distribuída apenas para a CCJC, foi
  arquivada no início de 2003 sem ter recebido Parecer. (O autor não é mais
  deputado federal). 
ARQUIVADA DESDE 31/01/2003. 
 | 
 
| 
   
07 
 | 
  
   
PL 1524/1999 
Dep.
  Antonio Carlos Biscaia 
 | 
  
   
Inclui
  entre os crimes passíveis de prisão temporária, as fraudes ocorridas em
  licitações, lavagem de dinheiro, caracterizados como crimes do
  colarinho-branco. 
 | 
  
   
- Tramitou
  apensado ao PL 4445/1998, até 2004. 
- em
  dezembro de 2004 o autor solicitou a retirada do PL. 
ARQUIVADO. 
 | 
 
| 
   
08 
 | 
  
   
PEC 36/2005  
Obs.: Não
  saiu do Senado 
Sen. Hélio
  Costa  
 | 
  
   
Dispõe que
  os crimes de corrupção na administração pública são inafiançáveis e
  imprescritíveis. 
 | 
  
   
ARQUIVADA NO SENADO, EM 07/01/2011. O AUTOR
  NÃO FOI REELEITO. 
 | 
 
| 
   
09 
 | 
  
   
PL 1457/2007 
Dep.
  Ayrton Xerez  
 | 
  
   
Suspende o
  decurso de prazo prescricional para a propositura de ação de improbidade dos
  agentes públicos ou privados, enquanto perdurarem os procedimentos
  administrativos do respectivo Tribunal de Contas, ou quaisquer outros órgãos
  de controle interno ou externo. 
 | 
  
   
- Foi
  distribuído para a CTASP E CCJC 
- Teve
  parecer pela aprovação nas duas Comissões. 
- O
  parecer da CCJC, em 2009, não foi votado na Comissão. 
ARQUIVADO (ART. 105 DO RI). O AUTOR NÃO FOI
  REELEITO PARA A ATUAL LEGISLATURA 
 | 
 
| 
   
10 
 | 
  
   
PL 5581/2009 
Dep.
  Fernando Chiarelli 
 | 
  
   
Altera a Lei nº 8.429/1992 (Lei da Improbidade
  Administrativa), a fim de estabelecer a possibilidade de inversão do ônus da
  prova e tipificar ilícitos penais. 
 | 
  
   
-
  Distribuído às Comissões CTASP e CCJC (mérito e art. 54, RICD) – sujeita à
  apreciação do Plenário. 
-
  Em junho de 2010 foi aprovada na CTASP.  E encaminhada para a CCJC sem que, até o
  final de 2010, tenha sido apresentado Parecer. 
-
  arquivada
  em 31/01/2011, em função do término da legislatura. O autor não foi reeleito
  para o atual mandato. 
 | 
 
| 
   
11 
 | 
  
   
PEC 178/2007 
Dep. Raul
  Jungmann 
 | 
  
   
Dá nova redação aos arts. 93, 95 e 103-B, da
  Constituição Federal, para vedar a concessão de aposentadoria como medida
  disciplinar e estabelecer a perda de cargo de magistrado nos casos de quebra
  de decoro. 
 | 
  
   
-
  Em março de 2008 foi admitida na CCJC. 
-
  Não chegou a ser apreciada por Comissão Especial. 
-
  ARQUIVADA em 31/01/2011 (ART. 105
  DO RI). Até
  a presente data não foi solicitado o seu desarquivamento. 
 | 
 
| 
   
12 
 | 
  
   
PL 186/2007 
Dep.
  Carlos Alberto Leréia 
 | 
  
   
Inclui como crime hediondo o Crime contra a
  Administração Pública. 
 | 
  
   
-
  Distribuído apenas para a CCJC (mérito e art. 54, RICD). 
-
  Em junho/2008 a CCJC deliberou pela sua inconstitucionalidade, injuridicidade,
  má técnica legislativa e, no mérito, pela sua rejeição. 
-
  Não foi apresentado recurso. ARQUIVADA. 
 | 
 
| 
   
13 
 | 
  
   
PL
  1982/2003 
Dep.Eduardo
  Valverde 
 | 
  
   
Estabelece
  mecanismos de prevenção e bloqueio de operações suspeitas de lavagem de
  dinheiro. 
 | 
  
   
- Foi
  distribuído para as Comissões: Segurança Pública e Combate ao Crime
  Organizado, Relações Exteriores e de Defesa Nacional e CCJC. 
- Foi
  aprovada nas duas primeiras Comissões. Na CCJC, recebeu parecer (não votado)
  pela inconstitucionalidade, injuridicidade e má técnica legislativa. 
- ARQUIVADA em razão do término da
  legislatura. 
 | 
 
| 
   
14 
 | 
  
   
PL 6791/2006 
Dep. Celso
  Russomano 
 | 
  
   
Impede a
  ocorrência de transação fracionada das operações financeiras sujeitas ao
  conhecimento das autoridades. 
 | 
  
   
-
  Distribuída para CSPCCO, CFT e CCJC. Foi aprovada nas duas primeiras
  Comissões. 
- Em março
  de 2010 foi encaminhada para a CCJC. Até o final de 2010 não teve parecer
  proferido. 
- ARQUIVADO em 31/01/2011 (ART. 105 DO
  RICD). O autor não se reelegeu para a atual legislatura. 
 | 
 
| 
   
15 
 | 
  
   
PL 6790/2006 
Dep. Celso
  Russomano 
 | 
  
   
Dispõe
  sobre a prescrição nos crimes de lavagem de dinheiro. 
 | 
  
   
-
  Distribuído para as Comissões: CSPCCO e CCJC (apreciação conclusiva).  
- Foi
  aprovada na CSPCCO.  
- Em 2008,
  teve parecer favorável na CCJC (dep. Sandra Rosado). Até o final de 2010 o
  parecer não foi votado. 
- ARQUIVADO em 31/01/2011 (ART. 105 DO
  RICD). O autor não foi reeleito para o atual mandato. 
 | 
 
| 
   
16 
 | 
  
   
PEC 68/2007 
Dep. Luiz
  Couto 
 | 
  
   
Proíbe o
  sigilo processual dos crimes contra a administração pública. 
 | 
  
   
- Em março
  de 2008, o dep. Vicente Arruda, relator na CCJC, apresentou parecer pela
  inadmissibilidade da PEC. 
- Em julho
  de 2008, a PEC foi retirada de pauta pelo autor. 
- ARQUIVADA em 31/01/2011 (ART. 105 do
  RICD). Até a presente data não foi solicitado o seu desarquivamento. 
 | 
 
| 
   
17 
 | 
  
   
PL 840/2007 
Dep. Maria
  Lúcia Cardoso 
 | 
  
   
Acrescenta
  dispositivo ao Código Eleitoral, estabelecendo a exigência de o candidato, no
  ato de seu registro, abrir mão de seu sigilo bancário. 
 | 
  
   
- A
  proposta foi distribuída somente para a CCJC, tanto para exame dos aspectos constitucional,
  legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa quanto de mérito, nos
  termos do art. 32, IV, “a” e “e”. 
- Em
  setembro de 2007, o relator na CCJC, dep. Maurício Quintella Lessa,
  apresentou parecer pela inconstitucionalidade da proposição. Até o final de
  2010, o parecer não foi votado pela CCJC. 
- ARQUIVADA em face do término da
  legislatura. A autora não foi reeleita para o atual mandato. 
 | 
 
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