quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ACM NETO, PRECISO QUE VOCÊ DER ATENÇÃO A ESTE MENSAGEM, POR FAVOR: EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA: ESCOLA PARQUE E CLASSES, SALVADOR-BAHIA


Salvador-Bahia, 09/08/2012

EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA: ESCOLA PARQUE E CLASSES, SALVADOR-BAHIA

“A HISTÓRIA DE Anísio Teixeira, e todo o seu movimento para a concretização das suas ideias, constitui um verdadeiro exemplo para a humanidade e para os educadores. Praticava a reflexão pela ação, construindo, na prática, toda uma filosofia que deixou profundas marcas e grandes contribuições para a civilização, em todos os postos ocupados na área de educação”.


Centro Educacional Carneiro Ribeiro ou Escola Parque.
“Com o advento do golpe militar de 1964, a luta pela escola pública sofre um duro revés, que se aprofunda cada vez mais, até os dias atuais, passando até mesmo dos limites que a própria Igreja esperava não ver ultrapassados. A derrota dos interesses populares faz com que o Plano Nacional de Educação, de 1962, obra meticulosamente construída, passo a passo, por Anísio Teixeira, seja interrompido, logo após a estreia, no ano de 1963. Uma vez mais, e agora definitivamente, Anísio é afastado da educação em consequência da situação política, como que a provar que sua trajetória de educador é incompatível com os regimes de exceção. Aposentado compulsoriamente do serviço público, em abril de 1964, é submetido a um inquérito policial militar, mas nada consegue ser provado contra ele”.
— João Augusto de Lima Rocha [2]

No último dia 12, Anísio Teixeira, um filho de Caitité – Bahia, estaria fazendo 96 anos. A Escola Parque, por ele idealizada e construída com a ajuda de Diógenes Rebouças, preparou-se para comemorar a sua festa.
Não poderia ser diferente. Era como se ele estivesse lá. Vivo. Presente. Repetindo entre professores, alunos e funcionários seus discursos meio estranhos: “… tudo isso soa como algo de estapafúrdio e de visionário. Na realidade, estapafúrdios e visionários são os que julgam que se pode formar uma nação pelo modo que estamos destruindo a nossa”, disse ele naquele lugar, em 1950, inaugurando a primeira parte do Complexo Carneiro Ribeiro, frente ao então Governador Octávio Mangabeira.
Por um defeito inexplicável de minha formação, eu nunca tinha ido à Escola Parque. Vejo pela primeira vez os 42 mil m² de área verde com teatro, biblioteca, oficinas, padaria, salão de beleza, campos de esportes, hortas, banheiros, setor de serviços … Uma área monumental. Um projeto arrojado e provocante, incrustado numa região pobre da cidade.
Aberto por concepção arquitetônica e sólido na busca de “peparar os filhos para o nosso tempo.” Originalmente previsto para 4.000 alunos, o Centro abriga atualmente cerca de 8.000 crianças que nem se abalam quando recebem um grupo de alunos e professores da UFBA. A vida alí continua normal, mesmo com a presença destes estranhos, porque fundamentalmente, alí existe vida. Não se faz de conta que se está vivendo e, muito menos, de que se está estudando e aprendendo. Cada grupo desenvolve os seus trabalhos, o seu lazer. E nós, estupefatos, visitamos este complexo cheio de vida.
Recuperando o meu tempo perdido, caminhando por aquelas árvores, prédios, professores, jovens e adolescentes, fico pensando em nosso grupo de pesquisa na Faculdade de Educação da UFBA. Lembro que procuramos desesperadamente colegas da Faculdade de Arquitetura que queiram investigar conosco um pouco mais a relação da arquitetura com a educação, pensando com a gente como deverá ser o espaço escolar no novo milênio. Um milênio cuja característica básica é a presença generalizada das imagens e das informações. São as redes telemáticas, computadores, Internet, vídeos, TVs interativas chegando nas escolas e transformando-as profundamente… Pensamos muito. Imaginamos as mudanças necessárias nos espaços físico das escolas. O papel dos professores … Olhamos par a a frente, como sempre nos induz estas novas tecnologias. E, num simples dia de julho de 96, visitando pela primeira vez a Escola Parque de Anísio Teixeira, começo a perceber que, de fato, eu estava vivendo, ali, a tal escola do futuro que tanto idealizamos. Feita as devidas atualizações temporais, pude tranquilamente concluir que a escola do novo milênio foi criada em 1950, por Anísio Teixeira, e está na Caixa d’Água, em Salvador, Bahia!
Revendo a frase que abre este artigo, dita pela futura arquiteta quando terminou sua pesquisa na Escola Parque, só me restou pensar em voz alta: “se eu conhecesse antes a Escola Parque… teria feito também Arquitetura…”
publicado em A TARDE de 19.07.96, p. 6

NUPA - ESCOLA PARQUE - Vídeo "12 DE JULHO, ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA".

 

http://www.youtube.com/watch?v=SVZiU7XX3AM


Anísio Teixeira (1/2) - De Lá Pra Cá - 19/09/10

 

Anísio Teixeira é o maior educador do Brasil. Ele é um dos responsáveis pelo ensino público e gratuito para todos os brasileiros - das primeiras letras à universidade. Acreditava na educação como instrumento e fonte inspiradora da Democracia. Orientou inúmeros projetos, criou escolas revolucionárias e foi o primeiro reitor da UNB. Mas apesar do grande patriotismo e espirito publico, sofreu perseguições políticas e teve de se exilar duas vezes; primeiro no Estado Novo, depois durante a Ditadura Militar. Participam do programa o presidente da Academia de Letras da Bahia Edivaldo Boaventura, a professora da História da Educação Ana Waleska, a doutora em Pedagogia Maria Cristina Leal e o cineasta João Jardim.

 

http://www.youtube.com/watch?v=XJ8grJfYKZU&feature=related

 

Anísio Teixeira (2/2) - De Lá Pra Cá - 19/09/10

 

Anísio Teixeira é o maior educador do Brasil. Ele é um dos responsáveis pelo ensino público e gratuito para todos os brasileiros - das primeiras letras à universidade. Acreditava na educação como instrumento e fonte inspiradora da Democracia. Orientou inúmeros projetos, criou escolas revolucionárias e foi o primeiro reitor da UNB. Mas apesar do grande patriotismo e espirito publico, sofreu perseguições políticas e teve de se exilar duas vezes; primeiro no Estado Novo, depois durante a Ditadura Militar. Participam do programa o presidente da Academia de Letras da Bahia Edivaldo Boaventura, a professora da História da Educação Ana Waleska, a doutora em Pedagogia Maria Cristina Leal e o cineasta João Jardim.

 


ACM NETO

AGOSTO/2012
DEPOIMENTO

Foi na Escola Parque e na Escola Educacional Carneiro Ribeiro, Classe 2 que tive uma educação de ALTÍSSIMA QUALIDADE, EXCELÊNCIA. Estudava o ensino básico, fundamental na Escola Educacional Carneiro Ribeiro, Classe 2, e era OBRIGATÓRIO à ida à Escola Parque onde escolhíamos o que tínhamos inclinação nos esportes. E o prédio da Biblioteca, Música, Trabalho era obrigatório e tínhamos notas. Era uma maravilha. Tomei gosto por leitura, poesias e recitações das mesmas de poetas brasileiros e livros basicamente de brasileiros. E saímos ao longo dos anos do prédio de Trabalho com uma profissão, fazia ballet clássico e moderno com professores do Teatro Castro Alves e enfim era o primeiro mundo. Naquele momento eu não tinha a dimensão do que tudo isto iria representar para mim no futuro e até hoje.

Quem estudou nas Escolas Classes e Parque em Salvador-Bahia o foco principal era a excelência da educação e o jovem brasileiro.

Depois ele sumiu e ficou Profª Carmen Teixeira administrando o projeto dele. Nunca mais naquela época soubemos dele.

Em vários estudos e depoimentos com aqui deixo, você ACM Neto verá o bem maior que você fará ao seu povo na Bahia.

Leia: Estudos Avançados - Anísio Teixeira, uma "visão" do futuro lnkd.in/F-N4_u

Eu e muitos jovens fomos beneficiados por este projeto MARAVILHOSO.

Precisamos sim ACM Neto, de ensino público de excelência, visite a Escola Parque que você terá uma visão melhor de tudo e espero que tenham conservado o que ele deixou. Visite uma das Escolas Classes e procure se informar se ainda é possível se ter reativado o projeto deste brasileiro e baiano NOTÁVEL.

Colocar alunos em faculdades sem base educacional que é o alicerce de toda a vida é um crime contra a juventude, contra o país. Esta não era a proposta do Profº. Anísio Teixeira.

Não sou contra cotas para afrodescendentes se assim é a Lei mas sou contra e fico triste por que ainda trabalho e observo a qualidade inferior dos formados pelas faculdades. Muitos nem dominam o seu idioma mãe. Lamentável. Entram despreparados nas universidades. Para quê? Objetivos eleitoreiros, ou “maquiar” o IDH?

02/11/2011 09h07 - Atualizado em 02/11/2011 14h45

Brasil ocupa 84ª posição entre 187 países no IDH 2011

 

IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO REALIZADO PELO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD): EXPECTATIVA DE VIDA, ESCOLARIDADE, ÍNDICES ECONÔMICOS E ETC...

 

Estudo de qualidade de vida voltou a mudar de metodologia neste ano.
Segundo cálculo atualizado, país melhorou
UMA posição desde o ano passado.


CONFIRMAR:

Desenvolvimento Humano - IDH




Mas diante do que considero um crime contra a população infanto-juvenil ocorre uma aberração desta:
08/08/12 - 08h8
Regime de cotas nas universidades é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial.

“NÃO IMPORTA SE APRENDEU O NÃO O ENSINO FUNDAMENTAL E O MÉDIO. O NEGÓCIO É EMPURRAR!!! AS INTENÇÕES JÁ SABEM. ”, CRISTINA BENEVIDES


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Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

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