segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"CORRI RISCO DE MORTE", DIZ JORNALISTA AMERICANO QUE LULA QUERIA EXPULSAR DO PAÍS


“Corri risco de morte”, diz jornalista americano que Lula queria expulsar do país

11 DE AGOSTO DE 2012 | 15:00 | INTERNACIONALPESSOAS | 


Paulo Coelho não só aprovou como escreveu a resenha internacional do livro Brasil em alta – a história de um país transformado, do jornalista americano Larry Rohter, que acaba de ganhar uma versão em português. Ex-correspondente do New York Times no Rio de Janeiro, Larry ficou célebre entre os brasileiros em 2004, quando quase foi expulso do país depois de publicar numa reportagem que a “predileção do presidente Lula (na época) por bebidas fortes estava afetando seu desempenho no gabinete”. Diretamente de Nova York, onde mora atualmente com a mulher, a brasileira, Clotilde Amaral, ele fala — bem ao seu estilo — a época em que morou por aqui. E dá seus pitacos sobre a economia do país e o julgamento do mensalão em entrevista a nossa Época desta semana.
Por que escreveu o livro?
Para o estrangeiro entender melhor por que o Brasil está cada vez mais nas manchetes das páginas financeiras, com um papel importante no cenário mundial. Existe uma curiosidade que acontece aí: como explicar o destaque cada vez maior? Mas, mesmo seguindo políticas sensatas e inteligentes, o país vai sofrer o impacto da crise mundial por causa de políticas erradas, principalmente dos Estados Unidos.

Que balanço faz do governo Dilma?
Acho que ela lidera um governo sério que está enfrentando a crise mundial com inteligência. Tenho um amigo que elogia o jeito de síndica de condomínio que ela tem – ela quer economizar e fica atenta. Não é carismática como o Lula, mas tem qualidades importantes. Sabe aquela música do Edu Lobo? “Não tolero lero lero”. Essa é a Dilma.


Considera-se um jornalista polêmico?
Não tenho medo de ir fundo e investigar as coisas mais pesadas. Até hoje acho que aquela matéria sobre o caso Celso Daniel (prefeito do PT que foi assassinado em Santo André) provocou a ira de alguns políticos importantes do PT e eu corri risco de morte, mas isso para mim é história e o país já está em outra etapa.

O que ficou do episódio com Lula em 2004?
Ele reagiu com o fígadoFoi uma semana difícil, mas passou. As instituições democráticas funcionaram como deveriam e fui poupado da expulsão que o governo buscava. A imprensa brasileira, mesmo não gostando da matéria, defendeu a liberdade de imprensa e eu fui beneficiado por isso. No livro, tenho uma visão equilibrada do governo Lula. O que ele fez foi importantíssimo, tem que dar o mérito devido e o país prosperou.

Tem acompanhado o mensalão?
Não entendo por que demorou sete anos para o julgamento começar. Acho que José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério fizeram um dano incalculável à democracia brasileira. O PT chegou ao poder prometendo transparência e honestidade, mas, em vez de cumprir a promessa, traiu o povo e implantou o governo mais corrupto na história da República, liderado por um presidente que fingia não ver, não ouvir e não entender nada, inclusive as falcatruas que aconteciam no próprio gabinete dele. Não sei se ele vai escapar ileso do mensalão. No sentido legal, sim, provavelmente. Mas a imagem dele está manchada e ele sabe disso.

O que sente mais falta do Brasil?
O país e seu povo me fascinam, sempre serei um estudioso do Brasil. Diria que Pernambuco tem um lugar especial no meu coração. A música de lá também, como o mangue beat e o forró. Tenho saudade do feijão preto, do bife, do brigadeiro e do pavê. E tem a paçoca; meus filhos amam paçoca.





Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube