sábado, 25 de junho de 2011

Lula sabia do Mensalão desde 2005. Mentiu para a Nação. E não vai acontecer nada...


14.04.2010
O presidente Lula sempre soube do Mensalão, conforme sempre sustentou o ex-deputado Roberto Jefferson.
No documento de 16 páginas em que responde questões relacionadas ao caso do Mensalão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admite que tinha conhecimento do caso , desde 2005.
Sobre o caso que investiga o repasse financeiro a partidos da base aliada, Lula diz que teve conhecimento do Mensalão no primeiro semestre de 2005, durante reunião com o ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ). “Pelo que me lembro, ao final de reunião no primeiro semestre de 2005, e na presença de Aldo Rebelo, Walfrido dos Mares Guia, Arlindo Chinaglia e José Múcio, Roberto Jefferson fez menção ao assunto (mensalão)”, relatou Lula. 
No Ofício encaminhado ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, Lula afirma que não conhece o empresário Marcos Valério, suposto articulador do esquema.
Sobre a suposta participação de Dirceu em negociações financeiras, Lula lembra apenas que, à época, o colega era presidente do PT e coordenador-geral da campanha presidencial: “Todavia, não sei se tratou de assuntos financeiros diretamente.”
Pedido de Jefferson
No início do mês o STF rejeitou questão de ordem apresentada por Roberto Jefferson que solicitava a inclusão do presidente como réu do processo. Os ministros acataram por unanimidade entendimento do relator da ação, ministro Joaquim Barbosa, que alegou ausência de provas ou justificativas para o pleito.
A questão já foi resolvida por este plenário e o réu [Jefferson] insiste no tema da inclusão do presidente entre os réus da ação penal”, afirmou Barbosa. “O pedido é destituído de qualquer base documental e probatória e também não teria qualquer eficácia”, complementou.
O pedido para incluir Lula no rol dos réus já havia sido feito por Jefferson em diferentes momentos, desde que a ação começou a tramitar no STF, em 12 de novembro de 2007. Foi o ex-deputado que denunciou o suposto esquema de pagamento a deputados da base aliada, em 2005. Ele argumenta que “houve co-participação” do presidente, já que ex-ministros foram incluídos como réus na ação.
A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) listou 40 envolvidos que acabaram virando réus quando a Suprema Corte acolheu a denúncia. O nome do Lula não foi relacionado, o que motivou o pleito de Jefferson. Lula foi convocado como testemunha pelo ex-deputado. Joaquim Barbosa também lembrou que a PGR pode apresentar denúncia contra Lula em qualquer momento, caso encontre elementos.
COMENTÁRIO
Nos Estados Unidos, Richard Nixon mentiu que não sabia nada sobre o Watergate. Meses depois de muita investigação, os repórteres do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, comprovaram que o presidente norte-americano havia mentido. Para não sofrer o impeachment, Nixon renunciou.
Mas, lá, o Congresso e o Judiciário não tem medo de um presidente que infringe o que reza a Constituição.
Todavia, este fato deverá ser exaustivamente usado pela Oposição a Lula e Dilma, na campanha eleitoral deste ano - assim como deveria ser um fato relevante a ser discutido no Congresso Nacional. Afinal, o Presidente da República sabia um grande escândalo de corrupção, não acionou a Polícia Federal (como deveria) e mentiu para o povo brasileiro.
JJ
PS.: Este blog noticiou que Lula ia admitir o conhecimento do Mensalão há algumas semanas. 

Nenhum comentário:

Lula tirou o Brasil do Mapa da Fome! Entenda a farsa!

 https://youtu.be/2rTg-wlr8Zc via @YouTube